Total de visualizações de página

domingo, 28 de outubro de 2012

Elizabeth Pereira: Fica um vazio - Esportes/Saúde

Morreu na noite desta sexta-feira a bodyboarder brasileira Elizabeth Pereira. Aos 36 anos, Pereira sofria com um tumor no cérebro descoberto em 2009, no Havaí, local onde morava desde 2008.A atleta havia se mudado para a cidade norte-americana após desistir de competir e organizar campeonatos de bodyboard no Brasil. Fora do país, trabalhou como faxineira e tentou a sorte como modelo e apresentadora.
Em agosto de 2009, desmaiou ao volante e quase se acidentou com o carro do campeão mundial Paulo Barcellos. Sem se lembrar do ocorrido, realizou exames que constataram um tumor de 4cm em sua cabeça. Após cirurgia de risco, que retirou apenas 60% do tumor para evitar sequelas ou até mesmo a sua morte, Elizabeth decidiu retornar ao mar para competir. Optando por tratamentos alternativos ao invés de quimioterapia, a atleta não resistiu à doença e faleceu na noite desta sexta.
Não conheci ou acompanhei a trajetória dela. Não sou especialista em esportes aquáticos, mas me solidarizo com perdas prematuras. Acompanhar rapidamente o esforço, onde ela escolheu a faxina, o trabalho simples mas digno, para tentar abraçar seus sonhos, me faz pensar na luta de tantas pessoas, que escolhem a vida dura, para manter a dignidade.
Comentou-se muito do leilão da virgindade, onde uma menina vai faturar cerca de US$ 700 mil, pela primeira vez. O rapaz que participou do mesmo evento receberá US$ 3 mil (uma diferença conceitual da virgindade masculina e feminina).
Observar que num certo momento de sua vida ela tentou tratamentos alternativos, mesmo sabendo dos riscos, é entender sua desistência ao sofrimento. Que fique aqui, meu manifesto à vida digna. Que fique aqui meus sentimentos à família que não conheço, mas aqui me presto a homenagear alguém que com um sorriso ilumina esta triste notícia, que poderia ser mais uma, de tantas pessoas que sucumbem.
Não sei o que é a doença em si, pelos problemas que decorrem, mas acompanho e acompanhei algumas pessoas próximas, e observei sua luta em se manterem entre nós. Mas as vezes elas tem de escolher, em descansar e por fim ao tratamento que tanto destrói o prazer de sorrir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário