Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Mulher é mais discreta na traição? - Comportamento

O estudo realizado pelos pesquisadores chineses Darius Chan e Vikki Law investigou as diferenças entre os sexos quando o assunto é traição. Duzentos e trinta e dois adultos entre 18 e 26 anos de quatro grandes centros da China responderam a um questionário que avaliava a autoestima, confiança, influência, satisfação no relacionamento e o que os cientistas chamam de “gerenciamento de fidelidade”.
Para completar, os participantes passaram por sessões de regressão, que revelaram que tanto homens quanto mulheres percebiam quando o cônjuge estava tentando sondar seu comprometimento. Além disso, a pesquisa descobriu que a autoestima e a satisfação masculinas estão diretamente relacionadas à capacidade de acobertar as puladas de cerca - enquanto nas mulheres isso não acontece.
A pesquisa se baseou num trabalho publicado em 2005, que provou que a infidelidade é bastante comum também entre universitários norte-americanos. Segundo os cientistas, a teoria evolucionária explica que a mulher tende a controlar mais seus parceiros - assim garante que eles não dividam seus recursos com mais ninguém.
Ainda nesse estudo, as mulheres traem mais, mesmo considerando satisfeitas em seu relacionamento. Bem, dizer que alguém está satisfeito num relacionamento e mesmo assim, buscar algo fora, é apontar para que algo está errado. O princípio das relações humanas está centrado na formação do núcleo familiar. O que não se pode é generalizar e apontar um comportamento padrão.
Definir que a mulher é mais discreta, que vai trair mesmo satisfeita, é querer com isso afirmar um padrão de comportamento. Se assim fosse, mulheres que estão infelizes, insatisfeitas, seriam propensas a buscar em uma relação fora, sua realização é conceituar um todo de forma preconceituosa. O que eu pessoalmente concluo, é que não se pode afirmar e definir padrões, apenas se conceituar, nada além disso. Definição é para algo objetivo, e desejo é subjetivo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário