Total de visualizações de página

sábado, 31 de março de 2012

Modelo X Drogas: Onde iremos? - Sociedade


Farrow já figurou três vezes na lista das mulheres mais sexy do mundo. (Foto: Xzone)




Simone Farrow foi presa em um hotel de luxo na Costa Dourada, na Austrália. (Foto: AP)

sexta-feira, 30 de março de 2012

Apple: Mais uma mordida... - Tecnologia/Sociedade

Além do processo de gigantes como a Samsung e o Yahoo!, a Apple ganhou mais um para a coleção. Um homem dos Estados Unidos chamado Frank M. Fazio processou o aplicativo do assistente de voz Siri porque ele "não é tão bom assim" quanto a propaganda do iPhone 4S dizia. A informação é do Wall Street Journal.
Ele adquiriu um iPhone 4 S para poder usar o aplicativo de assistente pessoal Siri, sentiu-se lesado e por este motivo abriu processo contra a Apple. Segundo ele, os anúncios da Apple transmitem uma propaganda enganosa. Fazio, no seu processo, informou que comprou um iPhone 4S no mês de novembro de 2011 e logo após percebeu que o funcionamento do Siri era diferente da anunciada pela empresa da maçã.
Em uma das partes do processo, lê-se o seguinte: "por exemplo, em muitos comerciais de TV da Apple, indivíduos são mostrados usando o Siri para marcar consultas, encontrar restaurantes e até mesmo aprender acordes de músicas clássicas de rock e a dar um nó na gravada. Nos comerciais, todas essas tarefas são feitas com facilidade pelo Siri do iPhone 4S - uma funcionalidade contrária aos resultados reais e à performance do Siri".
Segundo o site Business Insider, apesar de parecer exagerada, a reclamação do homem pode fazer sentido. Até porque existe uma discrepância muito grande entre o que os anúncios do Siri vendem e o fato de que, em documentações, a funcionalidade ainda ser considerada como em fase "beta" pela Apple. Ou seja, o Siri ainda não está "finalizado".
A Maçã, está tomando mais uma mordida, desta vez de irritados consumidores, e se isso se alastrar, como será que vão manter o sabor? O fruto pode provocar a luxúria???

quinta-feira, 29 de março de 2012

Pedofilia é denunciar? - Sociedade/Comportamento

Um homem que informou à polícia ter encontrado imagens de abuso a crianças em seu computador foi impedido de ficar a sós com a filha por quatro meses. Nigel Robinson, de Hull, a cerca de 350 km ao Norte de Londres, afirmou ter chamado a polícia depois de tentar baixar música e ter encontrado arquivos contendo pornografia infantil, que acabaram em seu próprio laptop, em novembro passado.
Por conta disso, assistentes sociais decidiram que "ele não deveria ver a filha ou outras crianças sem supervisão". Robinson, porém, afirmou ser "totalmente inocente", e não foi processado ou detido. 

O homem, de 43 anos de idade, afirmou que, assim que descobriu as imagens, chamou a mulher para discutir a situação - e chamou imediatamente a polícia. Pouco depois, a polícia e assistentes sociais de East Riding visitaram a casa de Robinson para colher depoimentos. Durante o encontro, os assistentes sociais requisitaram que o homem não ficasse a sós com a filha.
Um comunicado das autoridades locais afirmou: "O serviço social da prefeitura considera que, dada a informação presente que tem do caso, seria recomendável pedir que o Senhor Robinson não tenha acesso sem supervisão à própria filha ou a outras crianças. A prefeitura vai manter o caso sob observação e não pode dar mais informação mais, já que há uma investigação em curso".
A polícia recolheu o laptop para investigação e informou que pode levar até um ano para devolver o equipamento, disse Robinson. Em comunicado, a polícia de Humberside afirmou: "O laptop foi recolhido para ser examinado, procedimento padrão neste caso". "Isso me faz pensar que não deveria ter comunicado à polícia", disse Robinson. Segundo ele, teria sido "mais fácil" jogar o laptop no lixo. Ele afirmou que as restrições quanto a ver sua filha são aplicadas quando sua esposa trabalha até tarde, o que ocorre regularmente. A filha deve ficar com a sogra. "Isso é muito estressante para minha família".
Bem, pedofilia é algo deplorável, ainda mais quando o envolvimento é de familiares, mas ao que tudo indica não se trata do caso. A proteção social é bem vinda, quando estiver sem excessos. Separar o pai da filha, por uma simples suspeita que o pai seja pedófilo pode parecer exagero, mas não fica claro o posicionamento da mãe da criança.
Vejo comportamentos sociais distorcidos, pessoas se agredindo, abusos de menores (como no caso do ex-jogador Fabinho recentemente noticiado), e isso me deixa preocupado com os rumos da sociedade. As agressões, muitas vezes, se não a maioria, ocorrem no ambiente familiar, onde menos se espera. O que é noticiado é apenas pequena parte do que verdadeiramente ocorre. Basta passear pelas casas abrigo, onde as prefeituras mantém um local que acolhe crianças vítimas de abusos ou da violência social (drogas).
Podemos fazer algo ainda para corrigir e melhorar, mas sem hipocrisia e discursos populistas. O tema é polêmico, soluções podem existir, mas dificilmente agradariam os eleitores...

quarta-feira, 28 de março de 2012

Todos temos direito à Vida, mas e a Morte? - Comportamento/Sociedade


O Tribunal Superior de Londres aceitou o trâmite do caso de um britânico com paralisia total e plenas faculdades mentais que pede proteção legal para que os médicos possam ajudá-lo a morrer sem o risco de serem acusados de assassinato. Tony Nicklinson, de 58 anos, tem paralisia completa do pescoço para baixo ("Locked-in Syndrome", em inglês) desde 2005, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), que não afetou seu cérebro, mas o impede de se suicidar.
O paciente britânico levou seu caso ao Tribunal Superior, que nesta segunda aceitou que suas reivindicações sejam ouvidas. O caso possui grande relevância, já que o Ministério da Justiça argumenta que o pedido de Nicklinson - proteção legal contra acusações de assassinato para um médico que o ajude a morrer - modificaria a legislação atual sobre o assassinato, algo que só o Parlamento pode fazer.
A decisão do juiz de admitir o caso indica que serão levados em conta nas próximas audiências judiciais os depoimentos de médicos sobre o caso desse paciente, pai de duas filhas. Após ser informada que o tribunal deu sinal verde para o prosseguimento do caso de Nicklinson, sua esposa, Jane, leu um comunicado à emissora "BBC" no qual expressou sua satisfação pelo fato "de que assuntos relacionados à morte assistida possam ser debatidos em um tribunal".
A mulher declarou que seu marido "quer apenas saber que existe uma saída quando o momento chegar" e considerou que "já não é aceitável que a medicina atual seja governada por atitudes do século 20 sobre a morte". Segundo o advogado que representa o Ministério da Justiça, David Perry, a postura de Nicklinson "diz que um tribunal deveria autorizar e permitir de forma legítima a ação deliberada de um paciente que queira morrer". "Isso não é e não pode ser a legislação que rege a Inglaterra e o País de Gales, a menos que o Parlamento determine o contrário", ponderou.
A eutanásia é condenada, mesmo que apenas assistida. Existe o caso célebre do médico que ficou conhecido como Doutor Morte, por haver assistido a vários pacientes terminais a sanar as dores e abreviar suas existências.
Sou contra o suicídio, e contra a morte assistida, mas, de certa forma, sou contra também a manutenção artificial da vida, por haver tecnologia e meios para tal. Todos devemos ter uma vida digna, com certo conforto, nisso quero dizer com qualidade, e uma morte digna. Manter uma vida que não mais está aqui, apenas um corpo moribundo clamando para o fim, é deixar de lado a dignidade a história daquele que ainda lá habita.
Isso gera discussão de valores morais e religiosos, mas me posiciono dessa forma: Devemos ter dignidade, acima de tudo, acima das dores e dos obstáculos da vida. Morrer é também ser digno... 

terça-feira, 27 de março de 2012

Pulmão recondicionado... - Saúde/Tecnologia

Matheus de Moura, 31 anos, é a primeira pessoa na América Latina a receber um transplante de pulmão com órgão que passou por um processo de regeneração. O transplante foi realizado no último dia 2, no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP).
O caminhoneiro Matheus de Moura começou a perder o fôlego aos 27 anos. De uma hora para outra, ficava com a face arroxeada ao menor esforço. Moura havia desenvolvido fibrose pulmonar, doença que endurece e atrofia os pulmões. Deixou o trabalho pesado e nos últimos meses já não conseguia andar nem tomar banho sozinho.
O transplante foi feito pelos médicos Fábio Jatene, cirurgião e coordenador do Programa de Transplante de Pulmão do Incor, e Paulo Pego, cirurgião e coordenador do Projeto de Recondicionamento Pulmonar do Programa de Transplante de Pulmão do Incor. O paciente segue em recuperação. Deve ficar mais alguns dias na UTI e cerca de duas semanas no quarto. Quando for para o quarto, precisará fazer caminhadas, exercícios fisioterápicos e recondicionamento.
Moura é portador de uma doença chamada fibrose pulmonar. "São pulmões que ficam endurecidos. E, no caso dele, a doença afetou os vasos do pulmão. Esse pulmão endurecido fica menor, mais pesado e com dificuldade para encher e esvaziar o ar", explicou Jatene.
No transplante de pulmão regenerado, a captação do órgão é feita da mesma maneira que no transplante convencional. O que muda é que, na técnica antiga, depois de feita a captação, o órgão era colocado numa cuba (recipiente) e depois transplantado. Na nova, instalam-se "tubinhos" no órgão, que permitem que o líquido circule. "O pulmão fica na máquina, nessa cuba, com uma bombinha, fazendo o bombeamento desse líquido por algumas horas. No caso do nosso paciente, ficou por cinco horas fazendo essa circulação de líquido", disse Jatene. Só depois é que o órgão pôde ser transplantado.
A fila de espera por transplante de pulmão no Incor é de cerca de 80 pessoas. A expectativa é que, com a nova técnica, a média atual de intervenções, de 30 transplantes por ano, duplique.
Parabéns à equipe médica, pela adoção da técnica. Transplantes ainda são tabu entre os brasileiros. Muitas vidas deixam de ter qualidade, por falta de conhecimento e informação. É certo que no momento da perda, muitas famílias não sabem o que fazer, e seria a última coisa que pensariam, na doação de órgãos, mas é algo a ser feito, melhorando a vida de muitos...

segunda-feira, 26 de março de 2012

Ecad tem poderes??? - Sociedade/Entretenimento/Cultura

O Ecad suspendeu temporariamente as cobranças de blogueiros que inserem vídeos do YouTube em seus sites. O caso veio à tona, após reportagem dos jornais O Globo e O Estado de São Paulo, sobre uma nota no valor de R$ 352,29 enviada ao blog Caligraffiti,, referente aos vídeos do YouTube e do Vimeo publicados em sua página. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição explicou que, desde 29 de fevereiro, já havia suspendido as cobranças, à espera de sua assembleia geral para tratar do assunto.
Diferentemente do que afirmou em nota o Google, o Ecad garante que a cobrança aos blogs está prevista no contrato entre as duas empresas, desde que seja comunicada ao YouTube previamente. O assunto repercutiu no mundo inteiro, chegando à edição online da revista norte-americana Forbes. Citando a reportagem publicada, a revista se refere ao caso como “nonsense” e “escândalo”. O Ecad recebeu, ainda, uma carta de gravadoras brasileiras se declarando contrárias à cobrança.
Antes, o Google já havia se manifestado sobre a cobrança do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) aos blogs que inserem em suas páginas vídeos do YouTube. Um nota enviada por Marcel Leonardi, diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google Brasil, diz que "o Google e o Ecad têm um acordo assinado, mas ele não permite nem endossa o Ecad a cobrar de terceiros por vídeos inseridos do YouTube". Leonardi acrescenta que o Google espera que "o Ecad pare com essa conduta e retire suas reclamações contra os usuários".
Eis a íntegra da nota:
Os videos online desenvolveram um novo universo de oportunidades para criadores de conteúdo. Eles possibilitam que artistas, músicos, cineastas, ativistas de direitos humanos, líderes mundiais e pessoas comuns levem seu trabalho para uma audiência global. No YouTube, nos esforçamos para apoiar esse ambiente, onde qualquer um pode se engajar, criar e dividir conteúdo. É por isso que vemos com surpresa e apreensão o recente movimento do ECAD na cobrança direta a usuários da ferramenta de inserção ("embed") do Youtube. Gostaríamos de esclarecer qualquer incerteza sobre algumas questões que aconteceram em alguns sites e blogs que inserem vínculos (embedam) a vídeos do YouTube, promovendo visualizações e ajudando a dividir seus pensamentos e opiniões por meio de vídeos:
1- Google e ECAD têm um acordo assinado, mas ele não permite nem endossa o ECAD a cobrar de terceiros por vídeos inseridos do YouTube. Em nossas negociações com o ECAD, tomamos um enorme cuidado para assegurar que nossos usuários poderiam inserir vídeos em seus sites sem interferência ou intimidação por parte do ECAD. Embora reconheçamos que o ECAD possui um papel importante na eventual cobrança de direitos de entidades comerciais, nosso acordo não permite que o ECAD busque coletar pagamentos de usuários do YouTube.
2- O ECAD não pode cobrar por vídeos do YouTube inseridos em sites de terceiros. Na prática, esses sites não hospedam nem transmitem qualquer conteúdo quando associam um vídeo do YouTube em seu site e, por isso, o ato de inserir vídeos oriundos do YouTube não pode ser tratado como “retransmissão”. Como esses sites não estão executando nenhuma música, o ECAD não pode, dentro da lei, coletar qualquer pagamento sobre eles.
3- O ECAD pode legitimamente coletar pagamentos de entidades que promovem execuções musicais públicas na Internet. Porém, o entendimento do ECAD sobre o conceito de “execução pública na Internet” levanta sérias preocupações. Tratar qualquer disponibilidade ou referência a conteúdos online como uma execução pública é uma interpretação equivocada da Lei Brasileira de Direitos Autorais. Mais alarmante é que essa interpretação pode inibir a criatividade e limitar a inovação, além de ameaçar o valioso princípio da liberdade de expressão na internet.
Nós esperamos que o ECAD pare com essa conduta e retire suas reclamações contra os usuários que inserem vídeos do YouTube em seus sites ou blogs. Desse modo, poderemos continuar a alimentar o ecossistema com essas centenas de produtores de conteúdo online. No YouTube, nós nos comprometemos a levá-los cada vez mais próximos a seu público graças à inovação tecnológica e a características sociais como compartilhamento, discussão e até inserção em outros sites, caso o próprio vídeo permita.
Continuaremos a oferecer a cada autor de conteúdo a opção de decidir se eles querem que seus vídeos tenham a opção de serem inseridos (embedados) ou também disponíveis para dispositivos portáteis ou telas maiores, usando o botão “editar informações” em cada um de seus vídeos. Essas opções também podem ser acessadas pelo http://www.youtube.com/my_videos.
Mais uma das muitas polêmicas envolvendo o Ecad, que sempre limita a difusão, mesmo quando não vinculada à atividade geradora de receita. Existem vários casos e a pouco tempo, houve uma indenização que o órgão teve que pagar, pois cobrou e acuou uma noiva, para a realização de sua festa de casamento. Isso não pode ser entendido como abuso de poder???

domingo, 25 de março de 2012

Aposentadoria Espacial - Astronomia/Ciência


O astronauta da NASA com mais horas de idas ao espaço e com recorde de permanência em uma missão espacial, se aposentou, informou a agência espacial americana. Michael López-Alegría, de 53 anos, voou em três missões do ônibus espacial e passou sete meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) como comandante da missão Expedição 14 no período 2006-2007, onde chegou a bordo de um foguete russo Soyuz.
A missão de 215 dias, a mais ampla no espaço de um americano, representa uma parcela significativa de seu total de 257 dias no espaço, disse a NASA. López-Alegria registrou mais de 67 horas no espaço durante 10 idas, mais que qualquer outro americano, o que o coloca em segundo lugar no mundo depois do cosmonauta russo Anatoly Soloviev, detentor do recorde.
Ele também foi diretor de operações da NASA no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin em Star City, Rússia, onde liderou a formação dos astronautas americanos com destino à estação espacial russa Mir e à ISS. "Mike foi um grande ativo para o escritório de astronautas no decorrer de sua carreira", disse Peggy Whitson, chefe do Escritório de Astronautas do Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas (sul dos Estados Unidos).
López-Alegría nasceu em Madri, Espanha, e cresceu na Califórnia (oeste dos Estados Unidos). Obteve títulos de pós-graduação em engenharia aeronáutica na Escola Naval de Pós-graduados dos Estados Unidos e na Universidade de Harvard, e fala russo, francês e espanhol. Com o fim do programa do ônibus espacial depois de mais de 30 anos de serviço no ano passado, o quadro de astronautas dos Estados Unidos foi reduzido para cerca de 60, bem abaixo do máximo de 150 durante a era do ônibus e a construção da ISS.
Marcas como essa são parte da história moderna, que iluminam nossos sonhos de quem sabe, um dia passear pelo espaço, vendo nosso pálido ponto azul no universo, de forma mais abrangentes. O programa espacial não se encerrou, como parece ou deixa-se a entender, apenas foi esvaziado pelas constantes crises, e pela perda de poderio econômico dos Estados Unidos.
Novos jogadores na corrida espacial estão despontando, sendo mais evidente os Chineses. Mesmo que sofram revez na sua conjuntura econômica, eles demonstram firmeza em suas ações e pesquisas.
Mas fico aqui nos meus sonhos de infância, imaginando ocupar um dia o lugar destes que fizeram e farão parte da história...

sábado, 24 de março de 2012

O Chico que se foi... - Entretenimento/Cultura/Sociedade


Bem, como é de conhecimento de todos, ontem o humor, a cultura, a inteligência brasileira, perdeu um grande expoente. Faleceu ontem(23), no Rio, em decorrência de paradas cardio-respiratórias Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, Chico Anysio nasceu no dia 12 de abril de 1931, em Maranguape, no interior do Ceará. Mudou-se com a mãe e três irmãos para o Rio de Janeiro quando tinha oito anos. O pai ficou na cidade natal para tentar se reerguer após perder toda a frota de sua empresa de ônibus num incêndio.
Chico sempre estudou em boas escolas durante a infância. Pretendia ser advogado, mas a vocação de comediante e as oportunidades que lhe foram surgindo levaram-no a escolher outra profissão.
Aos dezesseis anos, começou a participar de programas de calouros no rádio. Sua primeira apresentação foi no programa líder de audiência “Papel Carbono”, apresentado por Renato Murce na Rádio Nacional. Com seu número, o humorista ganhou o primeiro lugar e utilizou o prêmio em dinheiro para comprar uma bicicleta para o seu irmão mais novo, Zelito – que no futuro seria o cineasta Zelito Viana, pai de Marcos Palmeira.
O jovem Chico Anysio ficou tão popular que os programas de calouros pararam de aceitá-lo, pois ele sempre faturava os concursos. Ainda em 1947, ele deixou de ir a uma partida de futebol com os amigos para acompanhar sua irmã em um teste na Rádio Guanabara. Saiu da emissora com o emprego de locutor e rádioator.
Na Guanabara, Chico mostrou muitos dos seus talentos. Com apenas quinze dias de trabalho, virou locutor nas madrugadas, ator de rádionovela, comentarista esportivo e redator de programas humorísticos. Pouco tempo depois, abandonou de vez as rádionovelas para atuar como comediante.
Em 1949, foi convidado para trabalhar na rádio Mayrink Veiga, onde escrevia treze programas por semana. De lá, passou pela Rádio Clube Pernambuco e Rádio Clube do Brasil. Até que, em 1952, foi levado de volta para a Mayrink, como ator e diretor de vários programas. Nessa época, deu origem ao personagem que o consagrou: o Professor Raymundo, que fazia o quadro de encerramento do programa “A cidade se diverte”.
Já em 1957, estreia na televisão no programa humorístico “Aí Vem Dona Isaura”, estrelado por Ema D'Ávila na TV Rio. Nos anos seguintes, Chico Anysio foi redator de vários programas de humor, como “Milhões de Napoleões”, e participou de muitos outros, como o “Noites Cariocas”.
Após uma passagem relâmpago pela TV Excelsior (onde nem chegou a estrear), Chico voltou para a TV Rio, que tinha um novo diretor de programação: José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Ele também trabalhou na Tupi e na Record e, em 1968, desistiu de fazer televisão e investiu em seus shows de comédia no teatro.Chico Anysio voltou para a televisão no ano seguinte em um humorístico transmitido pela TV Globo. Dirigido por Daniel Filho, o programa foi um sucesso e lhe garantiu um contrato com a emissora carioca – onde ele permaneceu até morrer, totalizando 42 anos como contratado da TV Globo. Na emissora, estrelou diversos humorísticos, como “Chico City” (1973-1980), “Chico Anysio Show” (1982-1990), “Chico Total” (1995), “O Belo e as Feras” (1999), entre outros. Em todos eles, criou inúmeros personagens marcantes que lançaram bordões e marcaram época.
Nos últimos dez anos, Chico passou a atuar em novelas, seriados e programas da TV Globo. Entre as novelas, “Terra Nostra” (1999), “Sinhá Moça” (2006) e “Caminho das Índias” (2009). Também apareceu na versão moderna do "Sítio do Picapau Amarelo" (2005) e em programas como "A Diarista" (2004) e "Guerra e Paz" (2008).Veja no vídeo algumas das mais marcantes criações de Chico Anysio:


Apesar de se definir como um ator de televisão, Chico Anysio também teve incursões no cinema e no teatro. Na telona, ele participou de várias chanchadas como ator e roteirista durante a década de 50. E nos palcos, realizou inúmeras apresentações, acumulando mais de 10 mil shows no Brasil e fora dele.
Em seus mais de 60 anos de carreira, o comediante também se aventurou em outras áreas. Na música, ele gravou mais de 20 álbuns com composições de sua autoria. Na literatura, publicou mais de quinze livros entre contos, romances e biografias. Como pintor, participou de dezenas de exposições dentro e fora do Brasil, vendendo seus quadros por alguns milhares de reais. No cinema, sua atuação mais conhecida foi em “Tieta” (1996), de Cacá Diegues, onde encarnou o pai da protagonista (Sônia Braga).
Os créditos do material é proveniente do portal www.ig.com.br.
A mais de 20 anos, minha esposa ainda cursava sua primeira faculdade, quando alguém pediu um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do já saudoso Chico Anysio. Passado tantos anos, mesmo que o silêncio se mantivesse, sua ausência se faz sentida. O humor perdeu, a cultura perdeu, a inteligência perdeu...


sexta-feira, 23 de março de 2012

Ameaça se torna realidade - Tecnologia/Economia

Depois de ameaças feitas há pouco menos de um mês, o Yahoo entrou com uma ação judicial contra o Facebook por infração de patentes. De acordo com o All Things Digital, o site foi “forçado” a buscar uma reparação, já que a rede social se recusou a entrar em um acordo sobre o suposto caso de violação de direito autoral.
O Yahoo contesta a licença de dez a 20 tecnologias que seriam de sua autoria e estariam em uso indevido pela rede social. Conforme reportagem do The Wall Street Journal publicada em fevereiro, as solicitações envolvem serviço de publicidade, personalização de sites, serviços de rede social e mensagem, entre outros.
Ao jornal, uma fonte do site disse, em fevereiro, que o “Yahoo tem a responsabilidade com seus acionistas, empregados e outros parceiros em proteger sua propriedade intelectual”. A fala teria sido rebatida também ao jornal por Barry Schnitt, porta-voz do Facebook. “O Yahoo nos contatou ao mesmo tempo que informou o The New York Times, então ainda não tivemos oportunidade de avaliar completamente suas solicitações”, teria dito. “Essas tecnologias são a base do nosso negócio que envolve mais de 700 milhões de visitantes únicos mensais e representam o espírito de inovação em que o Yahoo é construído”, disse a empresa.
Segundo a reportagem de 12/03 do All Things Digital, a rede social de Mark Zuckerberg informou que vai se defender “vigorosamente contra essas ações enigmáticas”. “Estamos desapontados que o esforço do Yahoo em negociar conosco tenha sido limitado a alguns curtos telefonemas. Nós continuamos descobrindo os novos desenvolvimentos sobre um parceiro de longa data por meio da imprensa”, comunicou
Bem, pode-se observar um certo oportunismo do Yahoo, quando o Facebook está preparando o IPO, mas também fica claro que a alegação de alguns curtos telefonemas é uma posição simplista por não admitir o uso indevido com consequente apuração de resultados positivos das patentes.
Entendo que deveria ser o contrário, caso não se tratasse de mero comodismo, onde o Facebook negociaria com o Yahoo a utilização das tecnologias. Afinal, quem usa, paga, quando obtém vantagens, e fica nítido que esse é o caso...

quinta-feira, 22 de março de 2012

EUA se recuperando??? - Economia

As vendas no varejo norte-americano registraram alta de 1,1% no mês de fevereiro, de acordo com informações do Departamento de Comércio dos Estados Unidos reveladas nesta terça-feira (13). O resultado veio acima do avanço de 1,0% esperado pelo mercado, segundo uma compilação do portal Briefing.
Já o volume excluindo-se o segmento automóveis - considerado muito volátil - teve alta de 0,9% no mesmo período, frente a expectativa de 0,6%. Os números anteriores também foram revisados, de 0,4% para 0,6% no Retail Sales de janeiro, e de alta de 0,7% para 1,1% no ex-auto.
O Retail Sales é um relatório que mede as vendas totais do mercado varejista, ou seja, vendas diretas ao consumidor. O indicador é divulgado mensalmente pelo Departamento de Comércio dos EUA. O índice é um dos mais acompanhados pelo mercado, pois os gastos dos consumidores representam cerca de 2/3 do PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano. Diante disso, um aumento da receita do setor pode ser um indício de aquecimento na economia, assim como uma diminuição pode indicar um desaquecimento.
A interpretação dos índices demonstram o achismo, desculpem meu comentário, mas falar que se o índice é positivo, é aquecimento, do contrário e encolhimento da economia, ou setor produtivo, é linguagem de economês. Coisas para iludir e demonstrar preciosismo na explicação simplista, dando enfase erudita.
O que acontece nos Estados Unidos é uma visível recuperação econômica, mas, longe ainda de superar todas as perdas decorrentes do colapso que lhes acometeu com a crise. Demonstrar crescimento, quando sem uma comparação do anterior é tentar demonstrar franca recuperação, e na verdade não é assim, apenas estão recuperando as perdas, e muito ainda há de se fazer.
Não duvido da capacidade de recuperação, mas o que não fica evidente é projeções do tempo que ainda teremos até ver o conjunto no mesmo patamar de 2008. Os mecanismos de proteção contra gestões fraudulentas ainda não ficaram muito claros, mas estou torcendo aqui, pois vamos no mesmo barco, mesmo que nos porões, seguindo viagem...

quarta-feira, 21 de março de 2012

Moebius foi-se, mas sua obra permanece - Entretenimento/Quadrinhos

O desenhista francês Jean Henri Gaston Giraud, conhecido também pelos pseudônimos Gir e Moebius, morreu sábado (10), aos 73 anos. Segundo o jornal francês Libération, Moebius morreu após um longo tratamento contra um câncer
Giraud nasceu em 8 de maio de 1938 na cidade francesa de Nogent-sur-Marne. Começou a publicar seus primeiros desenhos com 18 anos. Trabalhou com moda e publicidade antes de fazer ilustrações. Quando voltou da Guerra da Argélia, começou a produzir uma série de faroeste na revista Spirou, a mesma que lançou a famosa série do tenente Michael Steven Donovan, conhecido como Blueberry, personagem criado por Giraud (assinando então como Gir) e pelo roteirista Jean-Michel Charlier.  Ele chegou a trabalhar com o escritor Paulo Coelho no romance "O Alquimista", de 1995. 
O pseudônimo Moebius era uma homenagem ao matemático e astrónomo alemão August Ferdinand Möbius. O nome foi usado para assinar seus trabalhos de ficção científica, publicados na década de 1960, como as séries Arzach e A garagem hermética. Com o escritor Alejandro Jodorowsky criou a série O Incal, ambientada em um mundo imaginário conhecido como "Jodoverso". Desenhou uma edição do Surfista Prateado, Parábola, para a Marvel, em 1988. O roteirista da revista foi Stan Lee, criador de alguns dos principais personagens da Marvel Comics, como Homem-aranha, Hulk, Homem de ferro, Thor e X-men.
Moebius também ajudou a criar o visual de filmes de ficção científica importantes, como o Alien - O oitavo passageiro, de Ridley Scott; Tron, de Steven Lisberger; O segredo do Abismo, de James Cameron; O quinto elemento, de Luc Besson; e He-man e os mestres do universo, de Gary Goddard. George Lucas também usou diversas referências visuais criadas por Moebius na saga Star Wars, em especial os droides de O império contra ataca e o planeta Coruscant. O autor francês ainda elaborou o visual de diversos filmes que acabaram nunca sendo lançados, como Duna, de Alejandro Jodorowski.
Nomeado Melhor Artista Gráfico da França nos anos 1990, Moebius tinha a insígnia das Artes e das Letras, que recebeu do então presidente François Mitterrand, em 1985. Ganhou diversos prêmios importantes de quadrinhos, como o de Angoulme e o Eisner. Recebeu também a insígnia da Ordem Nacional do Mérito. Em 2011, uma grande exposição sobre sua obra foi realizada em Paris.
"Morreu nesta manhã após uma longa doença", indicou uma amiga da família, que também trabalha na editora Moebius Production Jean Giraud. Jean Henri Gaston Giraud era um dos principais cartunistas franceses e também ficou famoso no Japão e nos Estados Unidos. Grande parte de sua obra é inspirada nos xamãs e no deserto do México. Nascido no leste de Paris em 8 de maio de 1938, Jean Giraud cursou a escola de arte e começou a atuar como ilustrador para a indústria da publicidade e da moda antes de entrar para o mercado de quadrinhos.
"Minha ambição era tremenda", disse uma vez Moebius em entrevista à AFP. "Eu queria arrasar, para que todo mundo na indústria dos quadrinhos ficasse impressionado." Durante uma exposição na Fundação Cartier para a Arte Contemporânea, em outubro de 2010, o artista reafirmou que possuía uma "dupla personalidade", pelo menos no plano artístico. "Tenho dois pólos, dois gestos. Quando estou na pele de Moebius, tento fugir do meu 'eu', desenho em estado de transe", explicou.
Além de trabalhar para as principais revistas francesas, ele atuou em parceria com artistas japoneses de mangá e co-produziu com Stan Lee uma aventura do super-herói em quadrinhos americano "Surfistra Prateado". A arte de Mobieus inspirou filmes como "O Quinto Elemento", de Luc Besson, "Alien", de Ridley Scott, e "O Segredo do Abismo", de James Cameron.
Homenagens ao "gigante" dos quadrinhos e "um dos melhores artistas gráficos do mundo" salpicavam no Twitter logo depois que a notícia de sua morte foi divulgada. O ministro da Cultura francês, Frederic Mitterrand, disse que a França perdeu "dois grandes artistas", se referindo a Giraud e seu pseudônimo.
"O grande Moebius morreu hoje, mas o grande Moebius ainda vive", postou o escritor Paulo Coelho no Twitter. Moebius ilustrou o romance "O Alquimista", de Paulo Coelho, em 1995. "O corpo dele morreu hoje, mas seu trabalho está mais vivo do que nunca", completou. Benoit Mouchart, diretor-artístico do Festival Internacional de Quadrinhos, em Angouleme, sudeste da França, afirmou que a "França perdeu um de seus artistas mais conhecidos no mundo".
Cartunista, ilustrador, desenhista, não importa a nomenclatura, ele era um artista.Fui aficcionado das revistas da Marvel, onde o Surfista Prateado tinha toda a aura do herói em conflito existencial. Ele conseguia transferir para as imagens que criava, a expectativa do roteiro. Mais uma grande perda...

terça-feira, 20 de março de 2012

Fuga para encontrar o amor - Sociedade/Comportamento

Ainda existe amor verdadeiro nesse mundo e nem a polícia conseguiu separar um casal apaixonado. Antônio Paulo Lopes, o Paulinho, de 20 anos, fugiu da prisão, no mês de janeiro desse ano, por causa da falta de sua eterna paixão, o travesti chamado "Geiza". Ele estava preso desde dezembro de 2011, na delegacia de Miranda do Norte, no Maranhão, onde respondia por um homicídio. Paulinho disse que a fuga teve um motivo especial: "Não aguentava viver sem olhar diariamente para Geiza".
No mês de janeiro, ele com mais cinco companheiros de cela, conseguiram fugir. "Como prova de amor fiz uma tatuagem no braço com o seu nome", disse Paulinho. O fugitivo foi preso novamente na semana passada.

Apesar dos personagens envolvidos, o que entendo é uma relação afetiva como a muito não observava. Um casal apaixonado, cometendo loucuras e buscando a felicidade. O objetivo do ser humano é a felicidade, e isso que buscamos sempre.
Ser feliz não é apenas encontrar o grande amor, mas encontrar algo que desenvolva o grande amor, que pode ser um amor a algo ou uma atividade, não um amor carnal necessariamente. Parabéns ao amor, só espero que no caso em particular que o tempo não apague o sentimento...

segunda-feira, 19 de março de 2012

Audi + Ducati: No que resultará? - Economia/Automobilismo/Motociclismo

A Audi terá avançado com uma oferta de compra da italiana Ducati por um valor de 850 milhões de euros. A Investindustrial, empresa que detém a Ducati, admite que, durante as próximas semanas, pode vender a sua participação à marca alemã. "Não se trata de uma venda por falta de capital, mas da necessidade de desenvolvimento da nossa atividade, em que a busca de um sócio global nos irá permitir uma expansão internacional", explica a Investindustrial sobre a intenção de vender a sua marca de motocicletas.
Audi fez uma oferta de 850 milhões de euros, segundo a Bloomberg, valor considerado suficiente pela Investindustrial para iniciar as conversações entre ambas empresas, sendo que as mesmas deram um prazo até meados de abril para chegar a um acordo firme. A mesma publicação adianta que o negócio inclui os 800 milhões de euros de passivo da Ducati.
Martin Winterkorn, presidente do grupo Volksvagen, ao qual pertencem, entre outras marcas, a Audi, pretende concluir a aquisição da Ducati até ao final do próximo mês. Atualmente, o grupo Volkswagen conta no seu espólio com marcas como a Porsche, Volkswagen, Audi, Seat e Skoda, mas também as elitistas Bentley, Bugatti e Lamborghini, sem esquecer os camiões Scania e toda a gama de veículos comerciais da Volkswagen
A Ducati conquistou fama no mundo das motos com seus modelos esportivos de luxo. Por isso, se o negócio for confirmado, a Audi teria condições de ampliar a briga com a BMW, uma de suas maiores rivais, também para o mercado de motos – onde a BMW já atua. Além disso, a Audi teria acesso à tecnologia de desenvolvimento de motores superleves e de alto desempenho – algo que poderia trazer algumas lições para a melhoria de seus automóveis.
 Ainda segundo a Reuters, a Audi realiza, neste momento, uma due diligence na Ducati, e a decisão de compra (ou não) deve ser tomada em abril. Tanto a Volks, que controla a Audi, quanto as montadoras envolvidas não quiseram se pronunciar à Reuters. Fundada em 1926, a Ducati conta com 17 títulos mundiais de motociclismo.
Ícones do consumo, do luxo e do desejo. Mesmo com as motos Ducati, espartanas na apresentação de sua carenagem, são objetos de consumo, distantes da grande maioria, e por isso, atrativos de pessoas com grande poder econômico. Os usuários de suas motos são distintos atores, como Tom Cruise e Brad Pitt. O próprio Ferdinand Piech, neto do projetista do Fusca (Ferdinand Porshe) é um feliz proprietário de uma moto Ducati.
Vamos acompanhar o mercado como se comportará...

domingo, 18 de março de 2012

Meus Pais, Meu Orgulho... - Sociedade


Maria Tereza Alves Albuquerque, de um mês de vida, foi registrada dia 28 de fevereiro no Recife, como filha dos empresários Mailton Alves Albuquerque, 35 anos, e Wilson Alves Albuquerque, 40 anos. Maria Tereza foi gerada por meio de fertilização in vitro - Mailton é o pai biológico e o óvulo foi de uma doadora anônima - e gestada no útero de uma prima dele que assinou uma escritura pública abdicando de qualquer direito sobre a criança.
O juiz da Primeira Vara de Família do Recife, Clicério Bezerra e Silva, autorizou o registro da criança com base nos princípios da Constituição Federal: igualdade, dignidade da pessoa humana, não discriminação por raça, sexo ou cor, e livre planejamento familiar. Clicério foi o mesmo juiz que em agosto do ano passado transformou a união estável entre os dois em casamento civil.
Juntos há 15 anos, Maílton e Wilson estão realizados e empolgados com a concretização do sonho de ter uma família. Os pré-embriões fecundados por Wilson - os dois cederam espermatozoides para serem fecundados - foram congelados e deverão ser gerados no próximo ano. "Queremos dar um irmão para Maria Tereza", afirmou Maílton.
O casal decidiu divulgar a notícia, segundo ele, não por sensacionalismo, ou como uma bandeira gay. "Queremos que o nosso caso seja um marco, queremos que o Brasil saiba que há uma nova família em formação no País", observou Maílton, que esteve no Canadá em 2010 e conheceu um casal de homens com três filhos. Todos por fertilização in vitro. Impressionado, ele perguntou se as crianças não enfrentavam discriminação na escola, ao que lhe foi dito que no Canadá a família pode ter pai e mãe, pai e pai e mãe e mãe.
Com a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), de seis de janeiro do ano passado, que permite a reprodução assistida no País "por todas as pessoas capazes", Maílton e Wilson decidiram seguir o exemplo dos amigos canadenses. "Maria Tereza vai enfrentar uma situação diferente, o Brasil não é o Canadá, mas é um grande avanço e o que importa é que ela vai crescer cheia de amor", destacou o pai. "Ela vai abrir caminhos e queremos que nossa filha seja respeitada e respeite as diferenças". Eles contam com o apoio das famílias e se preparam agora para batizar Maria Tereza na Igreja Episcopal, que frequentam.
Entendo que isso é uma vitória social, onde se regulariza uma situação que é cada vez mais comum, onde as pessoas buscam a felicidade, com quem amam, e numa relação estável. Hoje um relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, que antes era tido como sem-vergonhice,  hoje é uma manifestação de afeto, de respeito, onde existe a cumplicidade e a construção de uma vida comum.
Podem muitos dizer que essa criança será rejeitada na escola, motivo de piadas e comentários desagradáveis que poderia influenciar no seu desenvolvimento. Sim, se isso estivesse ocorrendo a cerca de uns 15 anos ao menos, quando a sociedade não era tão tolerante (não que seja totalmente). Hoje vejo que muitas crianças rejeitadas por casais convencionais, que simplesmente sabem procriar e jogam seus filhos na rua pedindo, ou abandonando-as à sua própria sorte, podem encontrar o carinho e um conceito de família, talvez não tradicional, mas nem por isso deva ser criticado.
Minha visão, e parabéns aos pais, que tenham uma vida digna e passem valores a sua filha...

sábado, 17 de março de 2012

Escorregada do Azeite - Sociedade

Uma campanha publicitária do azeite Gallo está na mira do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) sob acusação de racismo. Ao lançar uma embalagem com vidro escuro no fim de 2011, a marca portuguesa criou o mote "O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança".
O anúncio, lançado em novembro do ano passado e desenvolvido pela agência de publicidade AlmappBBDO, foi veiculado apenas em mídia impressa. O caso será julgado pelo Conar este mês, em data ainda não marcada, após uma denúncia feita por um consumidor no mesmo mês do lançamento. Na queixa, o consumidor considerou a peça racista. Alega preconceito contra negros e seguranças.
A peça será analisada pelo Conselho de Ética do Conar, formado por 180 membros em oito câmaras espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Porto Alegre. Assim como ocorre na Justiça comum, as peças são distribuídas aleatoriamente para uma dessas câmaras, onde os integrantes se reúnem e analisam a campanha. Os membros são formados por profissionais ligados ao mundo da publicidade.
Assim que recebeu a denúncia, o Conar não tirou a peça do ar, através de liminar, pois, de acordo com análise do órgão, o anúncio não feria a autorregulamentação publicitária. O Conar afirmou que a peça ainda não foi julgada, pois houve recesso em janeiro e, em fevereiro, ocorreu apenas um encontro do Conselho de Ética.
Para lançar a nova embalagem do azeite, a empresa investiu R$ 12 milhões no desenvolvimento do projeto. O vidro escuro, segundo a empresa, protege o líquido da luz, preservando sua qualidade.
O Brasil é o país mais importante para a empresa lusitana, para onde demanda 40% da produção total do azeite, que está presente em 47 nações. Em 2011, a Gallo Wordwilde fechou o ano com volume de vendas superior a dez mil toneladas. Para se ter uma ideia da força do produto no mercado brasileiro, a marca responde hoje por 14% de todas as exportações de Portugal para o Brasil. Nos últimos cinco anos, o azeite Gallo dobrou de tamanho no Brasil. A marca é líder em países como Portugal, Brasil, Angola e Venezuela, segundo dados da Euromonitor.
O politicamente correto é uma prática chata, que inibe a criatividade. Depois comentarei sobre o dicionário que estão querendo tirar das prateleiras, mas vamos por partes...

sexta-feira, 16 de março de 2012

O acordo de décadas: Whirlpool - Economia

Seria uma situação linda: Um pai ajudando seu filho em dificuldades...
O problema é que o pai em questão tratava-se do Senhor Rodolpho Bertola, já falecido, que tomou um empréstimo de aproximadamente US$ 15 milhões, isso no longínquo ano de 1989, junto ao Banco Safra. Até ai, não haveria problema, se não fosse o Senhor Bertola o presidente da Embraco, na época, e o empréstimo não houvesse sido tomado em nome da empresa, sem o conhecimento e consentimento dos acionistas.
O valor do acordo, após tanto tempo e disputas, foi firmado em quase RS$ 1 bilhão, entre a Whirlpool e o Banco Safra, foi dividido em duas parcelas. Depois de 22 anos e inúmeros andamentos judiciais, a Embraco, ou melhor, a sua controladora Whirlpool Corporation desembolsou dois pagamentos de R$ 468.965.250,00. O primeiro ocorreu em julho de 2011, o segundo em janeiro deste ano.
O valor corresponde ao acordo de R$ 958.543.200,00 feito com o Banco Safra,  para dar fim a uma discussão que começou em 4 de junho de 1989, quando o então superintendente da fabricante de compressores, Rodolpho Bertola, fez um empréstimo de US$ 15 milhões na agência joinvilense da instituição financeira em nome da Embraco.
O caso gerou polêmica e agora terminando com a estimativa de uma redução de US$ 290 milhões no lucro total da multinacional Whirlpool em 2011 e repetindo-se em 2012. Com isso, o lucro por ação deve ficar entre US$ 8,30 e US$ 9,30 e não mais em próximo de US$ 13, como era esperado antes do acordo.
A trama joinvilense tem como ponto central um escândalo da economia nacional: a quebra da bolsa do Rio de Janeiro por conta das operações do especulador financeiro Naji Nahas, que lucrava através da compra e venda de ações para si por meio de corretoras e laranjas. Foi para pagar um rombo na distribuidora de títulos e valores mobiliários Distribank, da qual Rodolpho Bertola Júnior era sócio e que estava envolvida no esquema de Nahas, que o principal executivo da Embraco fez o empréstimo em nome da fabricante de compressores.
A operação virou caso de polícia e gerou um processo que só chegou ao fim em 16 de janeiro de 2012, quando a Whirlpool pagou os R$ 489.568.950,00 restantes. A Embraco sempre fez questão de deixar claro que esta era uma dívida pessoal de Bertola. O desfecho foi diferente do esperado pela companhia, mas poderia ter sido pior. Uma nota divulgada pela Whirlpool estimava que o valor da dívida poderia chegar a R$ 1,9 bilhão sem o acordo.
Pais ajudando os filhos, nas cirandas financeiras... Isso foi no passado, que reflete no presente, e atrapalha os números da gigante. Assim se constrói a história das fraudes, desfalques e outras coisas que acontecem nos balanços contábeis que poucos veem ou avaliam...

quinta-feira, 15 de março de 2012

Eu vi o que você fez... - Tecnologia/Comportamento/Sociedade

Tem pessoas que reclamam que ninguém as olha, outros não querem que o façam...
Um francês levou o Google aos tribunais na quinta-feira por causa de uma sua foto publicada no serviço de mapas online Street View. O homem, que prefere não revelar o seu nome, afirma em que ele aparece urinando em seu jardim. A imagem teria feito dele motivo de chacota no vilarejo em que mora na zona rural do noroeste da França. 
O homem, que tem cerca de 50 anos e vive em uma região com cerca de três mil pessoas em Maine-et-Loire, está exigindo a retirada imedita da foto, já que os moradores têm reconhecido ele ao usar o serviço - apesar de seu rosto ter sido desfocado como é de costume nas imagens captadas pelo Google. O homem quer ainda que a empresa pague uma indenização de 10 mil euros (cerca de R$ 22.857) por perdas e danos. "Toda pessoa tem direito a um grau de privacidade", disse seu advogado, Jean-Noel Bouillard, em entrevista à Reuters.
"Neste caso específico, é mais engraçado do que sério. Mas se ele tivesse sido fotografado beijando uma outra mulher que não fosse a sua esposa, o problema seria o mesmo" justificou.
O Google Street View, que cobre cerca de 30 países e está disponível na França desde 2007, permite que os usuários do Google Maps também vejam fotos das ruas. Os locais são registrados com a ajuda de câmeras especiais montadas no teto de carros da companhia que circulam nas vias públicas durante a captura, registrando carros, pessoas e construções.
O homem que processou a companhia pensou que estava escondido o suficiente da vista de terceiros em razão de seu portão estar fechado e resolveu urinar no seu próprio jardim em novembro de 2010. Mas a lente do Google, no teto de um veículo, capturou as imagens por cima do portão quando passou pela sua rua. O advogado Bouillard não explicou por que o homem escolheu o seu jardim para urinar, e não o banheiro.
Segundo o jornal local Ouest France, o advogado que defende o Google na França, Christophe Bigot, não deu declarações. Mas o veículo disse que ele estava pedindo ao tribunal que o caso fosse anulado e a intimação suspensa. Bigot alega que o Street View é um serviço publicado pela Google Inc, nos EUA, e não deve ser tratado pela filial da companhia na França. Ele considerou também que o procedimento de emergência solicitado pelos advogados não se justifica.
O tribunal da cidade de Angers deve dar o seu veredicto até o dia 15 de março. A esposa do homem é uma cabeleireira que trabalha na região e a situação do seu marido está prejudicando sua relação com os clientes.
Bem, se fosse no Rio de Janeiro, onde urinar em locais públicos é notório, acho que haveriam muitas ações, ou pedidos de re-enquadramento da imagem. Afinal, alguns gostam de se exibir, mesmo que fazem coisas até naturais, em locais que deveriam ser privados, e não públicos.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Rastreanto o sexo... - Tecnologia/Sociedade



Com o objetivo de promover o sexo seguro, o Planned Parenthood, associação dos Estados Unidos que promove a gravidez planejada, distribuiu 55 mil preservativos com códigos QR. Esses códigos podem ser digitalizados em smartphones e usados para entrar em uma rede social, como FourSquare. O intuito da organização é incentivar os estudantes universitários "nerds" a praticarem sexo com preservativos.
Com a tecnologia, o usuário pode fazer check-in em lugares onde usou as camisinhas e fez sexo seguro. Depois de preencher um cadastro com informações pessoais, os usuários têm acesso ao gênero, orientação, idade e endereço das pessoas que estão fazendo sexo em uma determinada região. O registro é anônimo.
Os códigos estão impressos nas embalagens das camisinhas e podem ser rastreados nos 50 estados dos EUA, assim como em todos os seis continentes, de acordo com o Dvice. As informações sobre os check-in do usuário irão para o site Where Did You Wear It?

Bem, pode-se afirmar que não importa para onde você vá, estará deixando rastros, e alguém pode te seguir, mesmo que nos momentos mais íntimos. Cada vez mais, nossa privacidade, e o que talvez tentamos esconder, fica mais visível e evidente. Tecnologia vai caminhar até que ponto? Na verdade, está mais para auto-exposição, onde damos detalhes e depois ficamos reclamando que todo mundo fica sabendo nosso horário do banho e outras particularidades...

terça-feira, 13 de março de 2012

Costa de Costa - Entretenimento/Turismo/Economia

Bem, se algo pode estar ruim, tenha certeza, vai piorar. Dois funcionários da companhia de navegação Costa Crociere revelaram que nos cruzeiros da empresa dona do transatlântico que naufragou em janeiro, em frente à ilha italiana de Giglio, predominavam o sexo, as drogas e o álcool, noticiou o jornal La Stampa.
Segundo informações que vazaram da investigação judicial aberta na Itália, vários trabalhadores da companhia contaram aos promotores que tanto os oficiais quanto alguns tripulantes das embarcações costumavam "ficar bêbados". "Durante as festas, nos perguntávamos se alguém poderia salvar o barco em caso de emergência", contou Mery G., que trabalhou a bordo do Costa Concordia, o navio que naufragou, durante dois meses no ano de 2010.
A mulher relatou ter sido molestada por um membro da tripulação, que estava "completamente drogado". Uma ex-enfermeira, Valentina B, que esteve sob o comando do controverso comandante Francesco Schettino em outro cruzeiro, o Costa Atlantica, afirmou que "a corrupção, a droga e a prostituição" reinavam a bordo. "Vi com meus próprios olhos um oficial aspirar cocaína", afirmou.
Para a funcionária, as condições de vida da tripulação do cruzeiro "eram péssimas" e o capitão tratava os funcionários "como escravos". Os diretores da Costa Crociere informaram que a empresa não tolera drogas a bordo dos cruzeiros e que seu pessoal passa por controles regulares.
Lembrando que em janeiro, após o naufrágio do Costa Concordia, que deixou 32 mortos, a companhia defendeu seu pessoal e elogiou tanto o profissionalismo quanto a coragem demonstrada pelos funcionários e tripulantes durante a tragédia. Schettino está em prisão domiciliar na Itália e é acusado de homicídio culposo múltiplo, naufrágio e abandono de navio, bem como omissão de socorro por ter evitado comunicar às autoridades marítimas a gravidade do acidente.
O Costa Concordia, no qual viajavam 4.229 pessoas de 60 nacionalidades (das quais 3.200 turistas que faziam um cruzeiro pelo Mediterrâneo), bateu contra uma rocha na noite de 13 de janeiro e naufragou em poucas horas. O acidente aconteceu depois que o capitão decidiu aproximar o navio da ilha de Giglio para entreter os passageiros, uma manobra considerada muito perigosa.
Após o acidente, Schettino fingiu, em suas conversas com a Capitania dos Portos, que estava dentro do navio e demorou em dar o alarme, retardando a evacuação dos passageiros. Além do capitão, seu imediato, Ciro Ambrosio, e outras sete pessoas, entre elas dois diretores da Costa Crociere, são investigados pela justiça.
O que denota-se é uma conivência da empresa, que claramente instruía que seus navios passassem próximos à costa (para não dar as costas...) buscando maior visibilidade e encanto aos turistas, que almejavam observar as belezas naturais e outras nem tão naturais assim. Dizer que haviam festas, orgias, consumo de drogas e outras coisas, talvez não seja novidade, afinal o que cada um faz nos seus momentos de lazer é pessoal e privado.
Esse tipo de "informação explosiva e contundente", apenas denigre ainda mais a imagem de uma empresa que estava fazendo o sonho de consumo de muita gente, que era dar uma porção de férias e luxo, antes limitada à quem possui muito, e hoje, quem não tem tanto dinheiro, pode parcelar no cartão de crédito em suaves prestações por algumas dezenas de meses...

segunda-feira, 12 de março de 2012

Nas ondas... A Costa à deriva... - Economia

Diz o ditado que um raio não atinge o mesmo lugar duas vezes... Nem sempre isso pode ser considerado como verdade máxima. Algumas coisas acontecem, de forma semelhante, ou em sequencia, cada vez mais inoportuna.
Um barco de pesca francês começou dia 28 de fevereiro, a rebocar o cruzeiro italiano Costa Allegra, que ficou à deriva no Oceano Índico após um incêndio. Enquanto isso, um helicóptero decolava da ilha de Mahè, em Seychelles, para levar mantimentos e equipamentos de comunicação para o navio, que tem 643 passageiros e 413 tripulantes a bordo. A expectativa era que o cruzeiro chegasse à ilha de Desroches, também em Seychelles, na manhã do dia 29. Depois, os passageiros foram levados a Mahè, maior ilha do arquipélago, por avião ou barco. A transferência, porém, poderia levar bastante tempo, já que o aeroporto local tem capacidade apenas para aviões de pequeno porte, capazes de levar no máximo 20 passageirosO navio ficou à deriva dia 27, após um incêndio rapidamente controlado ter deixado o navio sem energia e feito com que o motor parasse de funcionar. O governo da Itália providenciou o envio de mais três navios e um barco pesqueiro para auxiliar no resgate.
Segundo a guarda costeira italiana, o Costa Allegra ficou sem ar-condicionado, a cozinha não funcionava e o gerador de emergência para o rádio de bordo poderia perder sua capacidade a qualquer momento. 
A Costa Cruzeiros, empresa operadora do navio, afirmou que as condições da embarcação foram estáveis e seguras e que nenhum passageiro ficou ferido.
A operadora é a mesma do navio Costa Concordia, que naufragou na costa italiana em janeiro, provocando a morte de 32 pessoas. A empresa entrou em contado com dois terços das famílias dos passageiros e afirmou ter colocado um telefone de emergência à disposição de familiares, no dia seguinte ao fato.
O navio ficou em um local considerado perigoso por conta da atuação de piratas somalis. Mas uma porta-voz do governo de Seicheles afirmou à BBC que os ataques a embarcações na região caíram no ano passado e que a segurança aumentou.
O navio possuía com nove guardas armados a bordo, e outros seguranças estariam na traineira francesa. Um avião do governo de Seicheles também estaria fazendo sobrevoos para patrulha aérea. Os piratas da região nunca atacaram um navio de cruzeiro. O Costa Allegra havia saído no sábado de Madagascar e deveria chegar em Seicheles no sábado. O itinerário do cruzeiro incluía também Alexandria, no Egito, e Nápoles, na Itália.
Bem, a empresa enfrenta problemas graves, fatalidades sim, nada que possa ser classificado como coisa premeditada ou planeja, como sabotagem, mas que eu não embarcaria num desse tão já, isso e uma certeza...

domingo, 11 de março de 2012

Panicats em Pânico, ou melhor, fora dele - Entretenimento

Esta é uma notícia local, em respeito aos meus leitores de outros países, mas não posso deixar de comentar pela curiosidade. É de conhecimento de quem assiste Televisão e ouve rádio, que o programa Pânico na TV, originalmente Pânico apenas, que é um produto de uma emissora de rádio, mudou de casa/emissora recentemente.
A mudança deve-se ao fato que a equipe do programa estaria insatisfeita há bastante tempo com os atrasos de pagamento dos funcionários da emissora de Amilcare Dallevo. O diretor da atração, Alan Rapp, teria inclusive já encaminhado seu pedido de demissão.
O "Pânico" é sucesso nas noites de domingo e já emplacou vários personagens. Vesgo, Silvo, Jô Suado e César Polvilho são alguns dos mais famosos do programa. O programa também é conhecido por mostrar mulheres seminuas dançando no palco, as panicats.
Falando nelas. as panicats, elas estão preocupadas. Elas não mudaram junto com a atração, pois são contratadas da emissora Rede TV!, e uma quebra o contrato geraria multas altas, por isso a situação das meninas, é que elas não são panicats, ou são sem ser do programa. 
Uma situação um tanto confusa, pois sua imagem esta associada ao programa, que tinha três panicats Aryane Steinkopf, Babi Rossi e Jaque Khoury. Elas estão preocupadas, pois achar alguém que possa ser assistente de palco, dançar sensualmente, mostrar formas voluptuosas e turbinas, hoje em dia, com a ajuda de pequenas incisões, não é nada difícil...

sábado, 10 de março de 2012

Já fez suas reservas? - Tecnologia

A Virgin Galactic, parte do Virgin Group de Richard Branson, planeja realizar um voo de teste de sua primeira nave espacial fora da atmosfera terrestre neste ano, e o serviço comercial de passageiros em voos suborbitais deve ser iniciado em 2013 ou 2014, disseram executivos da empresa. Quase 500 clientes já assinaram para voos no SpaceShipTwo, uma espaçonave que acomoda seis passageiros e dois pilotos e está sendo construída e testada pela Scaled Composites, companhia aerospacial fundada pelo projetista aeronáutico Burt Rutan mas agora controlada pela Northrop Grumman.
Os voos suborbitais, que custarão 200 mil dólares por passageiro, devem atingir altitude de 109 quilômetros, o que propiciará aos viajantes alguns minutos de gravidade zero e permitirá que vejam a Terra tendo como fundo a escuridão do espaço. "Na área suborbital, existe muito a ser feito. Trata-se de uma área que não foi explorada nas últimas quatro décadas", disse Neil Armstrong, que era pioloto de teste do avião de pesquisa X-15 nos anos 60 antes de se tornar astronauta e liderar a primeira missão a pousar na Lua.
"Há muita oportunidade", disse Armstrong aos 400 participantes da Next-Generation Suborbital Researchers Conference, em Palo Alto, Califórnia. "Espero que algumas das novas abordagens venham a se provar lucrativas e úteis. E estou seguro de que isso acontecerá". A Virgin Galactic é a mais visível entre as empresas que estão desenvolvendo espaçonaves para propósitos de turismo, pesquisa, educação e negócios.
O SpaceShipTwo, o primeiro aparelho na frota de cinco espaçonaves que a Virgin planeja, já completou 31 testes de voo na atmosfera -15 deles atrelados ao WhiteKnightTwo, o avião que o transporta, e 16 em voo planado- disse William Pomerantz, vice-presidente de projetos especiais da Virgin Galactic, em palestra na conferência. Os preparativos para os primeiros voos propelidos por foguete estão em curso no centro de montagem da Scaled Composites em Mojave, Califórnia, e o teste inicial deve acontecer neste ano.
Espaçonave da Virgin SpaceShip2 (VSS Enterprise) plana sobre o Mojave em direção à Terra em seu primeiro teste de voo após ser liberado da nave mãe WhiteKnight2 (VMS Eve), na Califórnia, em outubro de 2010. A Virgin Galactic planeja realizar um voo de teste de sua primeira nave espacial fora da atmosfera terrestre neste ano. 10/10/2012 REUTERS/Mark Greenberg-Virgin Galactic/Divulgação"Esperamos instalar o motor-foguete na espaçonave ainda neste ano, e começar os testes com autopropulsão", disse David Mackay, chefe dos pilotos de teste da Virgin Galactic, durante a conferência. "Gostaríamos de ser os primeiros a fazê-lo, mas não estamos correndo contra ninguém. Não se trata de uma corrida espacial como a ocorrida na era da Guerra Fria", acrescentou.
"O intervalo entre o primeiro voo com motor e o primeiro voo espacial não será longo, e de lá para o primeiro voo comercial ao espaço tampouco deve haver muita demora", disse Pomerantz a jornalistas, mais tarde. Ele disse que os serviços de passageiros começariam em 2013 ou 2014, a depender dos resultados dos testes de voo e outros fatores, tais como o treinamento de pilotos.
Já estou consultando minha agenda e conta corrente, acho que terei que esperar as promoções em horários não muito ocupados, ou baixa demanda...

sexta-feira, 9 de março de 2012

Eisntein está certo ainda, ao menos... - Ciência

No ano passado, um experimento chamado OPERA realizado no CERN mostrou que neutrinos viajaram a uma velocidade maior do que a da luz, colocando em dúvida a teoria da relatividade de Einstein. A repercussão da descoberta foi estrondosa: se a teoria da relatividade fosse falha, viagens no tempo seriam possíveis.
Mas agora, acredita-se que os resultados dessa experiência foram alterados por uma conexão de fibra óptica com problemas entre um GPS e um computador. No experimento, neutrinos disparados no CERN chegaram ao seu destino 60 nanosegundos antes do previsto, mostrando que eles viajaram a uma velocidade superior à luz. No entanto, após os aparelhos serem calibrados, essa discrepância desapareceu, sugerindo que ela tenha sido um erro de cálculo.
 Em outras palavras: não foi provado que objetos consigam atingir uma velocidade maior do que a da luz. A teoria da relatividade permanece correta e a viagem através do tempo é uma possibilidade cada vez mais distante – pelo menos até agora. Mais testes serão feitos para confirmar que houve um erro.
Então, o genial Einstein está certo, afinal. A descoberta de partículas mais velozes que a luz, divulgada em setembro de 2011, era alarme falso. Logo, a teoria da relatividade continua valendo. Os físicos europeus que mediram a velocidade desses neutrinos supervelozes encontraram uma falha no experimento que invalida os resultados divulgados antes.
Partículas minúsculas – com massa diminuta até para os padrões da física nuclear – e desprovidas de carga elétrica, os neutrinos podem atravessar objetos sólidos e vêm intrigando os cientistas desde a década de 1960. O experimento europeu mediu a velocidade de um feixe de neutrinos viajando do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), na Suíça, ao laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália, distante 730 km.
O site da revista Science informa que um erro no experimento levou aos resultados incorretos. A culpa, dizem os físicos, é de um problema na conexão entre o GPS e o computador, feita por um cabo de fibra óptica. Os cientistas haviam estimado o atraso na transferência dos dados incorretamente.

Que a inteligência permaneça, nesse genial Albert Eisntein, mantendo suas teorias vivas. Até o momento, por mais que tentaram derrubar, acabaram apenas comprovando que ele estava certo, até o momento...

quinta-feira, 8 de março de 2012

Michael Jackson: ainda do julgamento - Entretenimento



O juiz do caso Michael Jackson rejeitou dia 24/02 que Conrad Murray, acusado de homicídio involuntário pela morte do cantor, saia da prisão enquanto o processo de apelação de sua condenação estiver em andamento. Os advogados de Murray solicitaram que o médico pudesse ser posto em liberdade mediante o pagamento de fiança no período em que eles tentam reverter a pena de condenação a quatro anos de prisão.
Em uma audiência realizada em Los Angeles, o juiz Micheal Pastor argumentou que há risco de fuga e considerou que seria um perigo para a sociedade que o médico voltasse a exercer a medicina num país estrangeiro, segundo divulgou o canal de televisão ABC. No julgamento pela morte do cantor, realizado no ano passado, Murray foi considerado culpado por fornecer remédios ao artista, entre eles o propofol, um anestésico de uso hospitalar que Michael Jackson usava para combater a insônia e que foi constatado como a causa de sua morte.
 De acordo com seu advogado, o médico não é tratado como os demais presos na penitenciária onde se encontra, pois vive em condições de "máxima segurança" e se encontra isolado em sua cela e só pode andar escoltado pelos seguranças e algemado.
Mas, deveriam ser discutidas outras coisas, não a respeito necessariamente da culpabilidade pelo óbito. Acredito ainda que faz-se necessário reparar a imagem do artista, ainda decorrente do processo que lhe impuseram sobre assédio sexual. O jovem que foi envolvido na trama, admitiu após sua morte (Michael) que ele mentiu, e que nunca foi assediado.
É necessária a reparação, em respeito à obra do genial artista, que mudou a linguagem musical com produções ousadas saindo da mesmice, se tornando um fenômeno. Não sou fã, mas sempre admirei seu trabalho e sempre desconfiei da veracidade das acusações, apenas entendendo que ele teve sua infância roubada para que todos tivessem um astro...

quarta-feira, 7 de março de 2012

Parques de Diversão: Quem fica feliz? - Sociedade/Economia

Houveram no Brasil, alguns acidentes recentes envolvendo falha de manutenção, fadiga de materiais e falha na operação. Um ocorreu dia 24, envolvendo o Hopi Hari, com um óbito. Não escreverei sobre o acidente em si, pois acho que ele se esgotou e estará sendo repetido à exaustão ainda por mais alguns dias até surgir tema relevante novo.
Hoje quero escrever sobre o negócio, a operação de entretenimento envolvendo parques temáticos. Uma matéria interessante saiu a alguns anos, informando sobre o parque tema do momento, por ter sido um projeto que nunca se consolidou.
 Nem a turma do Pernalonga, nem a nova montanha-russa que deve ser inaugurada em maio, parecem capazes de arrancar um sorriso dos donos do Hopi Hari. O parque de diversões há tempos acumula mais problemas do que atrações.
Inaugurado em 1999, a construção do parque na cidade de Vinheiro, interior paulista, consumiu 200 milhões de dólares, num investimento conjunto da GP, maior gestora de fundos do país, e de quatro fundos de pensão - Previ, Funcef, Petros e Sistel, o ambicioso projeto nunca decolou. Endividado, o Hopi Hari foi vendido para a consultoria Íntegra em junho de 2009. E, como todo dono novo, seu objetivo era tirá-lo do limbo e finalmente ver algum lucro.
Idealizado pelos criadores do Playcenter, que por limitações de espaço viu seu público diminuir e, como conseqüência, impedir aquisição de novos equipamento para alavancar a frequência. O objetivo inicial foi, primeiramente criar um local próximo ao maior pólo econômico, buscando  reproduzir no negócio a fórmula de sucesso do Magic Kingdom, do complexo americano da Walt Disney Company, na Flórida – e angariar parte dos 300.000 brasileiros que viajavam todos os anos para o parque da Disney. Ou seja, atrair visitantes de alta renda para um parque temático e sofisticado, fato nunca obtido.
O faturamento projetado de 200 milhões de reais por ano jamais se concretizou. No seu melhor desempenho, em 2008, o parque recebeu 1,8 milhão de turistas e faturou 70 milhões de reais. A dívida, que chegava a 500 milhões de reais, não permitia que os controladores fizessem mais investimentos, nem se desfizessem do negócio, previsto para dar lucro em 18 meses.
A solução foi passar os negócios para a consultoria Íntegra. A empresa o comprou por 1 centavo de real para cada lote de 100.000 ações e assumiu o equivalente a 180 milhões de reais em dívidas, estima o mercado. De imediato, a nova dona teve de fazer um investimento de 10 milhões de reais no caixa da empresa, com o intuito de aumentar o número de visitantes. Mas os investimentos não pararam por ai.
A parceria recente do Hopi Hari com a Warner envolveu estimados 100 milhões de reais por parte do parque temático. Pelo acordo, a área chamada Infantasia do parque, dedicada às crianças, foi tematizada, a partir de janeiro, com os personagens Looney Tunes, incluindo Pernalonga, Patolino, Taz, Piu-piu e Frajola, inseridos em oito atrações. Foi a estreia da Warner em espaços desse tipo no Brasil.
Para maio, está prevista a inauguração de uma montanha-russa, avaliada em 12 milhões de reais. O intuito é diminuir o intervalo de retorno dos visitantes, atualmente de cerca de dez meses. Existe também um projeto do SBT de realizar um programa mensal no parque, visto que são parceiros de longa data com a Warner.
Quem sabe, havendo maior facilidade de acesso, talvez facilite sua visitação. Não digo acesso ao parque, mas a rodovia que chega à cidade de São Paulo, que como todo trânsito caótico, trava no final do dia e início da noite, tornando ainda mais cansativo um passeio que seria de lazer e descontração, guardando o restante, apenas o cansaço da diversão e não o estresse da cidade...

terça-feira, 6 de março de 2012

Mudem as senhas e e-mails... - Tecnologia

Existem muitos endereços que são muito, mas muito visitados, e ninguém gosta de que outras pessoas saibam seus passos. Que atire a primeira pedra daquele que mesmo por "engano" acabou acessando uma página de conteúdo adulto.
Ocorre que hackers pegaram dados de usuários do site pornô mais famoso do mundo e publicam na web. Eles descobriram o diretório em que o YouPorn, um dos 100 maiores sites da web, armazenava logins, e-mails e senhas de seus cadastrados.
Com esse tipo de vazamento, o potencial para envergonhar muita gente é volumoso: mais de 1 milhão de e-mails, logins e senhas do popular site de vídeos pornográficos YouPorn foram publicadas na web. Afinal trata-se de  um dos 100 sites mais acessados do mundo.
De acordo com o blog Naked Security, da Sophos, o que houve na verdade não foi exatamente uma invasão clássica, mas uma falta de cuidado dos administradores do site. Os dados estavam armazenados em um diretório aberto desde 2007.
Hackers descobriram o caminho e publicaram os dados pela web. Agora, mesmo com o fechamento do diretório do YouPorn, não há mais o que fazer. Além do potencial embaraço criado por ter o e-mail ligado a um site pornográfico, o vazamento também é um risco de segurança – muitos usuários cometem o erro de utilizar a mesma senha em vários serviços. Portanto, se você estava cadastrado no popular site de vídeos e não tinha um e-mail somente para isso, hora de trocar suas senhas de e-mail etc.
A vida de algumas pessoas pode ser vasculhada, e o local de armazenamento de dados é vulnerável. Mas quem vai se expor e mover um processo pela falta de segurança no trato das informações? Acredito que muitos vão se concentrar para que nenhum conhecido saiba por onde andou-se navegando...

segunda-feira, 5 de março de 2012

iPad não pode - Economia/Política

Com  uma decisão do tribunal local, as vendas do iPad na China foram proibidas. O fato deve-se a briga judicial entre a empresa Proview, que se diz dona do nome “iPad” e a Apple. Deste modo, a corte de Huizhou, em Guandong, no Sul da China, decidiu que os distribuidores da Apple no país deverão encerrar as vendas do iPad.
Em um comunicado, a Apple disse que a decisão não está valendo em todas as cidades na China, que ainda há pendências. A Proview entrou com ações legais em 40 cidades chinesas e também solicitou o fim da venda de iPads.
A Apple garante que possui o direito de usar a marca. “Adquirimos os direitos mundiais da Proview sobre a marca iPad em dez países, há muitos anos”, afirmou Carolyn Wu, porta-voz da Apple na China. “A Proview se recusa a honrar o acordo que fez conosco, e um tribunal em Hong Kong já decidiu em favor da Apple nesse assunto”, completou.
De acordo com a Associated Press, em algumas cidades chinesas os iPads já foram retirados das prateleiras, porém, a decisão ainda não atingiu um nível nacional. No entanto, a Apple deve sim ficar preocupada com o caso, pois, com saída de seu produto está abrindo oportunidade para outras marcas no país como a Lenovo e a Samsung.
A maior fábrica do mundo da Apple está justamente na China (já escrevi muito sobre ela e seu proprietário, então melhor esperar que se manifestem). É no mínimo curioso uma empresa Chinesa chamar para si o direito de propriedade intelectual, mas vou acompanhar o assum, pois me interessa muito ver o desenrolar da "economia de mercado" Chinesa em proteção à propriedade intelectual e falsificação de produtos. O mundo agradece!

domingo, 4 de março de 2012

Curiosidades do Universo - Astronomia


Passeando pelo Google+ , observei um tema proposto por Alex Pereira, onde ele destacava algumas curiosidades do Universo. Adoro o tema, para aprendizado, ou mesmo conversa de bar, para transmitir conhecimentos universais e gerais. Algumas são contestáveis, como o pouso na Lua (tema que ainda gera controvérsias sobre a veracidade, se houve ou não exploradores que pisaram em nosso Satélite natural, ainda escreverei sobre o tema.
Mas o que de fato existe é que fatores que acontecem no universo, deixa nosso olhar para o umbigo próprio tão insignificante quanto o próprio ato descrito: Nos preocupamos tanto com nosso próprio umbigo que esquecemos que à nossa volta acontecem coisas estraordinárias, que poucos poderiam imaginar. 

1) A Terra é sacudida por mais de 20.000 tremores de terra anuais, 80 vezes por dia.

2) 7 é o número de grandes desastres ecológicos, possivelmente erupções vulcânicas, que modificaram o rumo da história da Terra ao longo dos últimos 300 milhões de anos.

3) É possível ver 500.000 crateras na Lua olhando-se da Terra.

4) O planeta Júpiter é duas vezes maior do que todos os outros planetas, satélites, asteróides e cometas do nosso Sistema Solar juntos.

5) Quando os astronautas da Apollo 12 aterrizaram na Lua, o impacto causado fez com que a superfície lunar vibrasse durante 55 minutos. As vibrações foram captadas por instrumentos laboratoriais da NASA, o que levou os geólogos a criar a teoria de que a superfície de Lua é composta por frágeis camadas de rocha

6) Cerca de 150 toneladas de fragmentos de meteoritos chegam na Terra todos os anos.

7) Um traje espacial pesa aproximadamente 125 Kg.

8) Os astronautas temperam seus alimentos com líquidos, ao contrario, morreriam de cócegas pelos grãos entrando em seu nariz.

9) 18 Pessoas morreram e missões espaciais, mas nunca no espaço, as mortes só ocorreram em decolagens.

10) A NASA Tentou Inventar um Sistema para as necessidades fisiológicas dos astronautas, mas, não teve êxito e decidiu pôr fraldas em todos.

11) Uma Supernova pode brilhar bilhões de vezes mais que o sol.

12) Existem mais estrelas no universo do que grãos de areia de todas as praias e desertos da Terra!

sábado, 3 de março de 2012

SoRPlas: Inovação da Sony - Economia/Tecnologia


A Sony anunciou recentemente a criação de um novo tipo de plástico reciclável que será utilizado na produção de novos produtos eletrônicos da empresa, o SoRPlas.
Com a criação do SoRPlas (Sony Recycled Plastic), a empresa visa se tornar a primeira fabricante de eletrônicos do mundo a utilizar 99% de materiais reciclados em seus produtos.
De acordo com o Ubergizmo, a iniciativa faz parte do programa de redução de emissões de carbono da Sony lançado em 2010, o ‘Road To Zero’. Com a utilização do plástico reciclado, a empresa acredita que irá reduzir em 80% a emissão de CO2 durante a fabricação de televisores de LCD, câmeras digitais entre outros produtos.
Segundo o Japan Trends, o plástico é feito com folhas de resíduos ópticos e discos ópticos, presentes nos DVDs, e com um nível de retardamento de chama – se comparado com o plástico virgem -, tornando possível a sua utilização nos mais variados eletrodomésticos.
Bem, sou fã da empresa, sempre admirei seus produtos, e agora tenho outro motivo para continuar gostando, que é a responsabilidade que se inicia. Escrevi sobre a Foxconn que responde pela fabricação de vários produtos, e de acidentes que acometem vidas. Quem sabe a Sony esteja iniciando um novo ciclo...

sexta-feira, 2 de março de 2012

Uganda: A Sexualidade fora da Lei - Sociedade

As vezes acho que a humanidade fica dando passos para trás ou para os lados...
A polêmica lei anti-homossexuais proposta por um deputado ugandense em 2009 será revisada no Parlamento do país africano, incluindo algumas remodelações, como a substituição da pena de morte pela prisão perpétua. A imprensa ugandense informou que a minuta da lei, cuja revisão ficou pendente no Parlamento anterior, será submetida à apuração dos deputados ugandenses e será transformada em lei, assim que forem dadas as autorizações pelo comitê de Assuntos Legais e os Parlamentares.
"Se for aprovada, representará um duro golpe aos direitos humanos de todos os ugandenses de qualquer orientação sexual", disse, em comunicado, Michelle Kagari, da divisão africana da Anistia Internacional.
"É alarmante e decepcionante que o Parlamento de Uganda debata a minuta outra vez. Queremos que a proposta seja rejeitada em sua totalidade. Não devemos legislar sobre o ódio", acrescentou Kagari.
O advogado especializado em direitos humanos Ladislus Rwakafuzi, considerou ilegal que o novo Parlamento herde a proposta anterior e pediu a rejeição da minuta "através de qualquer meio possível".
Um deputado disse que seus colegas do Parlamento apoiariam o texto para "proteger as crianças dos homossexuais, pois eles as recrutam nas escolas". O texto tem como objetivo endurecer as penas contra quem mantiver relações homossexuais, apesar disto já ser considerado crime pelo Código Penal Local.
O autor do documento, o deputado ugandense David Bahati, membro do governante Movimento de Resistência Nacional, defendeu em muitas ocasiões a pena de morte para as atividades homossexuais que considera "homossexualidade grave". A "homossexualidade grave" consiste em manter relações homossexuais, atos com menores de idade e portadores de necessidades especiais, o uso de drogas para forçar alguém a manter relações homossexuais, a reincidência neste tipo de atos e quando o acusado for portador do vírus da Aids. Já o delito de homossexualidade inclui as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo e o casamento entre eles.
O Projeto de Lei foi apresentado em 2009, mas devido às inúmeras críticas de grupos defensores dos direitos humanos, ativistas e Governos, foi arquivado e não voltou a ser abordado até o início de 2011. O antigo Parlamento decidiu que corresponderia à nova Câmara, empossada em maio de 2011, deliberar sobre o documento.
Nem todos são tolerantes quando se discute a sexualidade. Para os ocidentais, algumas coisas que observamos chegam a ser bizarras. Normalmente quando se discute a liberdade de relacionamento sexual, observa-se estados não laicos, ou seja, aqueles que tem a religião como ordem e postura para práticas cívis e direitos fundamentais.
Não digo com isso que estados com orientação religiosa esteja errado. Apenas limita que as minorias que não pertencem à mesma linha a opressão. São os conflitos que observava-se no passado, nos tempos remotos onde não haviam países, mas Cidades-Estado, Tribos e aglomerados de pessoas que eram da mesma origem e ramo familiar.
O problema é que hoje países reúnem muitas culturas, a diversidade devem ser entendidas e trabalhadas, não simplesmente coloca-las no código penal...