Total de visualizações de página

domingo, 4 de março de 2012

Curiosidades do Universo - Astronomia


Passeando pelo Google+ , observei um tema proposto por Alex Pereira, onde ele destacava algumas curiosidades do Universo. Adoro o tema, para aprendizado, ou mesmo conversa de bar, para transmitir conhecimentos universais e gerais. Algumas são contestáveis, como o pouso na Lua (tema que ainda gera controvérsias sobre a veracidade, se houve ou não exploradores que pisaram em nosso Satélite natural, ainda escreverei sobre o tema.
Mas o que de fato existe é que fatores que acontecem no universo, deixa nosso olhar para o umbigo próprio tão insignificante quanto o próprio ato descrito: Nos preocupamos tanto com nosso próprio umbigo que esquecemos que à nossa volta acontecem coisas estraordinárias, que poucos poderiam imaginar. 

1) A Terra é sacudida por mais de 20.000 tremores de terra anuais, 80 vezes por dia.

2) 7 é o número de grandes desastres ecológicos, possivelmente erupções vulcânicas, que modificaram o rumo da história da Terra ao longo dos últimos 300 milhões de anos.

3) É possível ver 500.000 crateras na Lua olhando-se da Terra.

4) O planeta Júpiter é duas vezes maior do que todos os outros planetas, satélites, asteróides e cometas do nosso Sistema Solar juntos.

5) Quando os astronautas da Apollo 12 aterrizaram na Lua, o impacto causado fez com que a superfície lunar vibrasse durante 55 minutos. As vibrações foram captadas por instrumentos laboratoriais da NASA, o que levou os geólogos a criar a teoria de que a superfície de Lua é composta por frágeis camadas de rocha

6) Cerca de 150 toneladas de fragmentos de meteoritos chegam na Terra todos os anos.

7) Um traje espacial pesa aproximadamente 125 Kg.

8) Os astronautas temperam seus alimentos com líquidos, ao contrario, morreriam de cócegas pelos grãos entrando em seu nariz.

9) 18 Pessoas morreram e missões espaciais, mas nunca no espaço, as mortes só ocorreram em decolagens.

10) A NASA Tentou Inventar um Sistema para as necessidades fisiológicas dos astronautas, mas, não teve êxito e decidiu pôr fraldas em todos.

11) Uma Supernova pode brilhar bilhões de vezes mais que o sol.

12) Existem mais estrelas no universo do que grãos de areia de todas as praias e desertos da Terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário