Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de março de 2012

Eu vi o que você fez... - Tecnologia/Comportamento/Sociedade

Tem pessoas que reclamam que ninguém as olha, outros não querem que o façam...
Um francês levou o Google aos tribunais na quinta-feira por causa de uma sua foto publicada no serviço de mapas online Street View. O homem, que prefere não revelar o seu nome, afirma em que ele aparece urinando em seu jardim. A imagem teria feito dele motivo de chacota no vilarejo em que mora na zona rural do noroeste da França. 
O homem, que tem cerca de 50 anos e vive em uma região com cerca de três mil pessoas em Maine-et-Loire, está exigindo a retirada imedita da foto, já que os moradores têm reconhecido ele ao usar o serviço - apesar de seu rosto ter sido desfocado como é de costume nas imagens captadas pelo Google. O homem quer ainda que a empresa pague uma indenização de 10 mil euros (cerca de R$ 22.857) por perdas e danos. "Toda pessoa tem direito a um grau de privacidade", disse seu advogado, Jean-Noel Bouillard, em entrevista à Reuters.
"Neste caso específico, é mais engraçado do que sério. Mas se ele tivesse sido fotografado beijando uma outra mulher que não fosse a sua esposa, o problema seria o mesmo" justificou.
O Google Street View, que cobre cerca de 30 países e está disponível na França desde 2007, permite que os usuários do Google Maps também vejam fotos das ruas. Os locais são registrados com a ajuda de câmeras especiais montadas no teto de carros da companhia que circulam nas vias públicas durante a captura, registrando carros, pessoas e construções.
O homem que processou a companhia pensou que estava escondido o suficiente da vista de terceiros em razão de seu portão estar fechado e resolveu urinar no seu próprio jardim em novembro de 2010. Mas a lente do Google, no teto de um veículo, capturou as imagens por cima do portão quando passou pela sua rua. O advogado Bouillard não explicou por que o homem escolheu o seu jardim para urinar, e não o banheiro.
Segundo o jornal local Ouest France, o advogado que defende o Google na França, Christophe Bigot, não deu declarações. Mas o veículo disse que ele estava pedindo ao tribunal que o caso fosse anulado e a intimação suspensa. Bigot alega que o Street View é um serviço publicado pela Google Inc, nos EUA, e não deve ser tratado pela filial da companhia na França. Ele considerou também que o procedimento de emergência solicitado pelos advogados não se justifica.
O tribunal da cidade de Angers deve dar o seu veredicto até o dia 15 de março. A esposa do homem é uma cabeleireira que trabalha na região e a situação do seu marido está prejudicando sua relação com os clientes.
Bem, se fosse no Rio de Janeiro, onde urinar em locais públicos é notório, acho que haveriam muitas ações, ou pedidos de re-enquadramento da imagem. Afinal, alguns gostam de se exibir, mesmo que fazem coisas até naturais, em locais que deveriam ser privados, e não públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário