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sexta-feira, 23 de março de 2012

Ameaça se torna realidade - Tecnologia/Economia

Depois de ameaças feitas há pouco menos de um mês, o Yahoo entrou com uma ação judicial contra o Facebook por infração de patentes. De acordo com o All Things Digital, o site foi “forçado” a buscar uma reparação, já que a rede social se recusou a entrar em um acordo sobre o suposto caso de violação de direito autoral.
O Yahoo contesta a licença de dez a 20 tecnologias que seriam de sua autoria e estariam em uso indevido pela rede social. Conforme reportagem do The Wall Street Journal publicada em fevereiro, as solicitações envolvem serviço de publicidade, personalização de sites, serviços de rede social e mensagem, entre outros.
Ao jornal, uma fonte do site disse, em fevereiro, que o “Yahoo tem a responsabilidade com seus acionistas, empregados e outros parceiros em proteger sua propriedade intelectual”. A fala teria sido rebatida também ao jornal por Barry Schnitt, porta-voz do Facebook. “O Yahoo nos contatou ao mesmo tempo que informou o The New York Times, então ainda não tivemos oportunidade de avaliar completamente suas solicitações”, teria dito. “Essas tecnologias são a base do nosso negócio que envolve mais de 700 milhões de visitantes únicos mensais e representam o espírito de inovação em que o Yahoo é construído”, disse a empresa.
Segundo a reportagem de 12/03 do All Things Digital, a rede social de Mark Zuckerberg informou que vai se defender “vigorosamente contra essas ações enigmáticas”. “Estamos desapontados que o esforço do Yahoo em negociar conosco tenha sido limitado a alguns curtos telefonemas. Nós continuamos descobrindo os novos desenvolvimentos sobre um parceiro de longa data por meio da imprensa”, comunicou
Bem, pode-se observar um certo oportunismo do Yahoo, quando o Facebook está preparando o IPO, mas também fica claro que a alegação de alguns curtos telefonemas é uma posição simplista por não admitir o uso indevido com consequente apuração de resultados positivos das patentes.
Entendo que deveria ser o contrário, caso não se tratasse de mero comodismo, onde o Facebook negociaria com o Yahoo a utilização das tecnologias. Afinal, quem usa, paga, quando obtém vantagens, e fica nítido que esse é o caso...

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