Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de março de 2012

EUA se recuperando??? - Economia

As vendas no varejo norte-americano registraram alta de 1,1% no mês de fevereiro, de acordo com informações do Departamento de Comércio dos Estados Unidos reveladas nesta terça-feira (13). O resultado veio acima do avanço de 1,0% esperado pelo mercado, segundo uma compilação do portal Briefing.
Já o volume excluindo-se o segmento automóveis - considerado muito volátil - teve alta de 0,9% no mesmo período, frente a expectativa de 0,6%. Os números anteriores também foram revisados, de 0,4% para 0,6% no Retail Sales de janeiro, e de alta de 0,7% para 1,1% no ex-auto.
O Retail Sales é um relatório que mede as vendas totais do mercado varejista, ou seja, vendas diretas ao consumidor. O indicador é divulgado mensalmente pelo Departamento de Comércio dos EUA. O índice é um dos mais acompanhados pelo mercado, pois os gastos dos consumidores representam cerca de 2/3 do PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano. Diante disso, um aumento da receita do setor pode ser um indício de aquecimento na economia, assim como uma diminuição pode indicar um desaquecimento.
A interpretação dos índices demonstram o achismo, desculpem meu comentário, mas falar que se o índice é positivo, é aquecimento, do contrário e encolhimento da economia, ou setor produtivo, é linguagem de economês. Coisas para iludir e demonstrar preciosismo na explicação simplista, dando enfase erudita.
O que acontece nos Estados Unidos é uma visível recuperação econômica, mas, longe ainda de superar todas as perdas decorrentes do colapso que lhes acometeu com a crise. Demonstrar crescimento, quando sem uma comparação do anterior é tentar demonstrar franca recuperação, e na verdade não é assim, apenas estão recuperando as perdas, e muito ainda há de se fazer.
Não duvido da capacidade de recuperação, mas o que não fica evidente é projeções do tempo que ainda teremos até ver o conjunto no mesmo patamar de 2008. Os mecanismos de proteção contra gestões fraudulentas ainda não ficaram muito claros, mas estou torcendo aqui, pois vamos no mesmo barco, mesmo que nos porões, seguindo viagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário