Hoje no Brasil é comemorado o dia dos Namorados (12 de junho). Em vários países, a data é comemorada no dia 14 de fevereiro. Faz-se a alusão à data, em comemoração à São Valentim, considerado o protetor dos Namorados.
A curiosidade é que este Santo, viveu na Idade Média, e foi condenado à morte, por desobediência às instruções do Imperador Claudio II, que determinou que não fossem celebrados casamentos durante as guerras, pois entendia que solteiros combateriam com mais valor que os casados. São Valentim, que era bispo, continuou celebrando as uniões secretamente.
Ele foi preso e condenado à morte. Jovens, conhecedores de suas atividades, levavam flores e mensagens, em apoio, e assim foi, enquanto aguardava sua execução. Durante esse período, conheceu a filha de um carcereiro, que era cega, e por ela se apaixonou. Milagrosamente devolveu-lhe à visão. Pouco antes de sua execução, deixou-lhe uma mensagem de adeus, a qual assinava como "Seu Namorado" ou "De Teu Valentim".
Outra versão é que a comemoração do dia remonta à Celebração de Juno, Deusa Romana ligada à fertilidade, esposa de Júpiter. Juno, possuía muitas rivais, dentre elas a bela Calisto, que a transformou numa ursa, o que a fez, viver escondida dos caçadores, até que reconheceu num caçador, seu filho, já homem, de nome Arcas, e correu para abraça-lo. Este já havia levantado sua lança, e Júpiter, evitando a desgraça que ocorreria, os lançou ao céus, transformando nas constelações da Ursa Maior e Ursa Menor.
Estória e histórias, existem muitas, cada qual tem a sua, para contar, para lembrar, para chorar... Que se viva este dia, onde o amor da união, mesmo que distante e separado, acalente e transforme em algo forte, onde, mesmo quando interrompido, não se finalize. O Amor é um dos mais belos sentimentos e felizes dos que os conseguem viver e provar, e mais felizes daqueles que podem conviver e partilhar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário