Nos primórdios do início da Tecnologia da Informação (antigamente chamada de Informática) - passaram-se poucos anos, existia no Brasil, como em muitos outros países subdesenvolvidos, o que se chamava Reserva de Mercado. Era, e o é ainda, um mecanismo de defesa da Economia, contra influências externas. Ou seja, se não tenho competência para concorrer com o mercado externo, não permito que meu público tenha acesso a isso, então, desenvolvo sistemas "alternativos" ao que existe em mais avançado.
Isso é um atestado de atraso e falta de competitividade. Hoje num mundo globalizado, quem mais sofre é quem está um passo atrás, por falta de uma indústria, Pesquisa e Desenvolvimento, e outras áreas fundamentais para produzir tecnologia e conhecimento.
O Brasil fez isso no mercado automobilístico, em TI e outras áreas. Algumas se destacam, como na tecnologia de alimentos, onde conseguimos melhorar, e muito, a produção e qualidade dos alimentos.
Voltando ao tema, no início dos anos 90, começaram a existir personagens que eram especialistas (ou meros curiosos) que aprendiam linguagens de programação, buscando ter acesso a um SoftWare de interesse, como jogos que não eram vendidos no Brasil. Foram jovens curiosos que aprenderam a "quebrar" códigos, denominados Hackers.
Conforme eram descobertos, eram acusados, mas ao mesmo tempo, ofereciam material para os desenvolvedores à época, na melhoria dos sistemas de segurança. Muitos jovens analistas, brincavam de criar vírus ou seqüência de programas, para demonstrar seus conhecimentos, e brincar com amigos. Alguns chegaram a criar transtornos sérios em empresas (eu presenciei e consegui eliminar um dos vírus em 1995).
Mas o que era brincadeira, começou a virar bandeira ideológica, onde jovens buscam se manifestar, criando problemas e trazendo prejuízos sérios a Organizações. A Sony, que foi afetada de várias formas nos últimos tempos, está anunciando um prejuízo da ordem de US$ 5 bilhões. Parte é das conseqüências do Terremoto, e outra parte, do ataque de Hackers, com paralizações de serviços.
Um grupo de piratas informáticos anunciou o roubo de milhões de palavras-passe de clientes da Sony, para denunciar o "vergonhoso" sistema de segurança da multinacional japonesa. Uma falha que a Sony não conseguiu evitar, depois do ataque de Abril à PlayStation Network.
Como será que a Sony, gigante de tecnologia e entretenimento, vai se sair de mais um ataque e demonstração de vulnerabilidade? Percebam que isso não é apenas a esse grupo, mas outras tantas empresas estão com as informações facilmente acessíveis, basta alguém desejar descobrir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário