Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Um ato de Coragem - Cidadania

Bem, sei que não é a todas as pessoas que se aplica, pois alguma tem restrições, sejam elas de saúde ou outras, mas como sou doador regular de sangue, e hoje, fiz minha doação do trimestre queria comentar um pouco minha experiência, não apenas em cima de algo que foi noticiado.
A cada 3/4 meses, procuro fazer uma doação de sangue, mantendo a regularidade, sem receptor definido, apenas se alguém precisar, vou ao banco de sangue e faço em nome de que precise. Aprendi isso depois de ter uma pessoas na minha família que felizmente, quando precisou de doação, havia alguém voluntário que tinha deixado um pouco dele lá.
Dizem que doar nao dói, mentira, dói sim, mas é algo que passa, que apenas deixa a marca, mas que podemos ajudar vidas. Sim, vidas. Sabia que numa única doação pode-se ajudar até 4 vidas? O sangue é separado por componentes, cada qual com um destino específico dentro da necessidade. Não vou ficar falando sobre componentes, destinação, apenas me limitarei a escrever o que pode-se obter.
Está certo, pode ser que quem receba nosso sangue jamis nos agradeça e nem sequer pense nisso, mas o que importa é que fizemos nossa parte. Todas as pessoas que possuem saúde, e condições para doar, deveria pensar em efetuar esse ato. Mulheres podem doar em média a cada 4 meses, homens a cada 3 meses. Deve-se ter no mínimo 50 Kgs. Estar bem alimentado, não haver ingerido alcóol ou alimentos muito gordurosos. Existem várias orientações, como do INCA.
Bem, eu fiz, pois gozo de boa saúde, e quem puder, faça, não importa a destinação de quem vai receber...

Nenhum comentário:

Postar um comentário