A Nintendo, outra gigante do entretenimento, responsável pelo sucesso do Sonic, concorrente da Sony no competitivo e criativo mercado de Jogos Eletrônicos, revelou que também teve um servidor sediado nos Estados Unidos atacado por Hackers, mas afirmando que não houve furto de informações de usuários, sem comprometer as informações.
O grupo responsável pelo ataque é o mesmo que fez à Sony, o Lulzsec, que publicou que o alvo do ataque não era a Nintendo, que estava lançando à época os modelos 3D. Erraram o ataque?
Bem, hackers podem atacar, derrubar servidores, congestionar o tráfego de informações, prejudicar vários usuários (algumas vezes milhões). Poderia chamar isso de traquinagem infantil, de crianças mimadas que resolvem mostrar seus conhecimentos, buscando destaque, se escondendo no anonimato de grupos obscuros. Muitos hackers fazem disso um grande negócio. Alguns são claramente patrocinados, mas de forma objetiva, para testar o sistema de segurança de aplicações, apontando as falhas (bugs) que aparecem num deslize de uma linha da programação.
Alguns outros apenas fazem, mas sem que tenham de forma objetiva prejudicar as pessoas (acabam fazendo) mas para protestar contra algo. O que fizeram, foram ataques, mas quando a coisa começa a ir para campo diplomático, devemos ver com mais cuidado. As denúncias de violação das contas de GMail, denunciadas pelo Google, provenientes da China ainda devem render muita coisa, apesar da pequena divulgação, e tentativa clara de evitar que uma disputa comercial se transforme num evento diplomático.
Falhas sempre existiram e vão existir, algumas são propositais, outras por desatenção mesmo. Mas, fora o furto de informações de cartão de crédito, que significa prejuízo financeiro por manipulação de dados, a quem interessa outras violações? Está na hora dos Comitês Gestores da Internet, sentarem e planejarem um meio de evitar a proliferação dos ataques. Encontrar sua HomePage atacada por pixadores virtuais não é das sensações mais agradáveis do mundo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário