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sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Agora o Orkut: Ibope confirma que Facebook esta na frente - Tecnologia/Economia/Comportamento


Sei que escrevi sobre o Yahoo ontem, mas não dá para ignorar: o IBOPE confirmou a ultrapassagem do Facebook sobre o Orkut.
Vamos entender um pouco. O Orkut, uma criativa ferramenta do Google, que precisava de ajustes, criando junto com o MySpace, o conceito de Rede Social, estourou no Brasil. Sim, chegou e dominou, e foi o único bastião que defendia sua popularidade e assiduidade. Resistiu bravamente ao acesso de outras Redes Sociais, como o próprio MySpace, que foi definhando, e surgiu um concorrente de peso que trata-se do Facebook.
Por muito tempo degladiaram, e aos poucos foi perdendo espaço. Mas sempre resistindo ao avanço, mantendo-se na primeira colocação. Como no que escrevi ontem, o Yahoo se agarrou ao tempo, e o Orkut não se reinventou, criou-se tardiamente o Google+.
Resultado disso é que o relatório IBOPE Nielsen Online atestou: alcance do Facebook foi maior que o do Orkut em agosto: 68,2% contra 64%, respectivamente. Em agosto, o Facebook registrou 30,9 milhões de usuários únicos contra 29 milhões do Orkut. O Twitter também manteve tendência de crescimento, com 14,2 milhões de usuários únicos, ou 31,3%. Portanto, segundo o Ibope, é fato: em Agosto o Facebook foi líder em audiência nas redes sociais no Brasil.
O acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 77,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2011, segundo o Ibope Nielsen Online. Esse número é 5,5% superior ao do segundo trimestre de 2010 e 20% maior que o do segundo trimestre de 2009.
Do total de 61,2 milhões de pessoas com acesso no trabalho ou em domicílios, 45,4 milhões foram usuários ativos em agosto de 2011. Crescimento de 1,2% em relação ao mês anterior e de 9,2% na comparação a agosto de 2010.
O tempo de uso do computador com internet também continuou crescendo e chegou a 69 horas por pessoa em agosto, representando um aumento de 6,4% em relação ao mês anterior.
Outro dado interessante: Em agosto, em média, cada usuário brasileiro de redes sociais conectou-se a esses sites por um tempo de 7 horas e 14 minutos. Os brasileiros estão passando mais tempo na internet, existe um crescimento de usuários, pela facilidade de mecanismos de acesso, com a queda nos preços dos equipamentos.
Traduzindo em miúdos: O Google também está perdendo espaço, pois se tornou grande demais, e perde pela falta de mobilidade. Lembro que nas aulas de engenharia, ficava imaginando quando meu professor comentou, que um navio de grande porte não tinha seu motor desligado nunca, mesmo que se passasse anos atracado no caís. Isso ocorria pelo simples motivo que para fazer voltar ao funcionamento, dispenderia uma energia significativa, então seria mais barato e geraria menos trabalho, se o mantivesse em funcionamento, mesmo que em baixa atividade.
Aproveitando o gancho, isso dentro da economia explica o temor da redução da atividade produtiva, que para voltar ao patamar imediatamente anterior a crise, precisa de muitos, mas absurdamente muitos recursos. É o gigante parando, perdendo a energia inercial...

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