Sei que escrevi sobre o Yahoo ontem, mas não dá para
ignorar: o IBOPE confirmou a ultrapassagem do Facebook sobre o Orkut.
Vamos entender um pouco. O Orkut, uma criativa ferramenta do
Google, que precisava de ajustes, criando junto com o MySpace, o conceito de
Rede Social, estourou no Brasil. Sim, chegou e dominou, e foi o único bastião
que defendia sua popularidade e assiduidade. Resistiu bravamente ao acesso de
outras Redes Sociais, como o próprio MySpace, que foi definhando, e surgiu um
concorrente de peso que trata-se do Facebook.
Por muito tempo degladiaram, e aos poucos foi perdendo
espaço. Mas sempre resistindo ao avanço, mantendo-se na primeira colocação.
Como no que escrevi ontem, o Yahoo se agarrou ao tempo, e o Orkut não se
reinventou, criou-se tardiamente o Google+.
Resultado disso é que o relatório IBOPE Nielsen Online
atestou: alcance do Facebook foi maior que o do Orkut em agosto: 68,2% contra
64%, respectivamente. Em agosto, o Facebook registrou 30,9 milhões de
usuários únicos contra 29 milhões do Orkut. O Twitter também manteve tendência
de crescimento, com 14,2 milhões de usuários únicos, ou 31,3%. Portanto,
segundo o Ibope, é fato: em Agosto o Facebook foi líder em audiência nas redes
sociais no Brasil.
O acesso à internet em qualquer
ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu
77,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2011, segundo o Ibope Nielsen
Online. Esse número é 5,5% superior ao do segundo trimestre de 2010 e 20% maior
que o do segundo trimestre de 2009.
Do total de 61,2 milhões de pessoas
com acesso no trabalho ou em domicílios, 45,4 milhões foram usuários ativos em
agosto de 2011. Crescimento de 1,2% em relação ao mês anterior e de 9,2% na
comparação a agosto de 2010.
O tempo de uso do computador com
internet também continuou crescendo e chegou a 69 horas por pessoa em agosto,
representando um aumento de 6,4% em relação ao mês anterior.
Outro dado interessante: Em agosto,
em média, cada usuário brasileiro de redes sociais conectou-se a esses sites
por um tempo de 7 horas e 14 minutos. Os brasileiros estão passando mais tempo
na internet, existe um crescimento de usuários, pela facilidade de mecanismos
de acesso, com a queda nos preços dos equipamentos.
Traduzindo em miúdos: O Google
também está perdendo espaço, pois se tornou grande demais, e perde pela falta
de mobilidade. Lembro que nas aulas de engenharia, ficava imaginando quando meu
professor comentou, que um navio de grande porte não tinha seu motor desligado
nunca, mesmo que se passasse anos atracado no caís. Isso ocorria pelo simples
motivo que para fazer voltar ao funcionamento, dispenderia uma energia
significativa, então seria mais barato e geraria menos trabalho, se o
mantivesse em funcionamento, mesmo que em baixa atividade.
Aproveitando o gancho, isso dentro
da economia explica o temor da redução da atividade produtiva, que para voltar
ao patamar imediatamente anterior a crise, precisa de muitos, mas absurdamente
muitos recursos. É o gigante parando, perdendo a energia inercial...
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