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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ensino No Brasil: Falta de Base - Educação

Comentei sobre o processo de concentração no mercado Educacional de Ensino Superior. Isso no dia 20, segunda, onde comecei a desenvolver o assunto.
Quero hoje comentar à respeito da Educação. Não no Ensino Superior, que voltarei ao tema em breve, mas sobre a base que não rende votos. Todos observamos grandes Grupos se movimentando no mercado. Alguns fazem IPO's, colhem no mercado acionário milhões para se capitalizarem e saírem às compras.
Quem consegue mais reservas, compra mais e melhor, pode aproveitar as ofertas, mas esse não é o tema. Isso será fruto de outro artigo.
O sistema educacional brasileiro está hoje, distribuído como público e privado. Os métodos são similares, sendo cada vez mais, adotados cursos apostilados, com material de qualidade e conteúdo sofrível, distribuído ou vendido para os pais. Observa-se nisso os maiores no Brasil, como COC, Objetivo, Positivo e Anglo dentre os mais destacados.
As prefeituras de várias localidades, como responsáveis pelo ensino fundamental, têm sistematicamente inserido esse tipo de material, deixando de lado alguns processos de ensino. Entra ai o grande dilema: O Professor, em sala de aula, segue o conteúdo da apostila, formando massificação de cultura, e diminuindo outras formas de percepção.
Bibliotecas hoje vivem às moscas, dada a possibilidade de consulta pela internet, de obras completas, e resenhas das mais diversas, para que os alunos possam desenvolver (ou copiar) os trabalhos propostos. Não sou contra a Internet, de forma alguma, visto que faço uso regular, mas eu aprendi a pesquisar nos livros, onde consegui formar minha opinião, mas como será daqui em diante?
Onde entra o aspecto do Professor, em sala de aula, que deve seguir sistemas onde Tecno-Educadores, nas suas mesas de Brasília, decidem o formato e conteúdo, e com isso, a linha de formação dos nossos futuros pensadores. Eles não podem mais ter a liberdade em desenvolver. Criam sistemas absurdamente complexos e tentam fazer com que os alunos aprendam de forma abstrata algo que deve ser direto.
Comentarei em breve, a respeito da forma de promoção no ensino, não dos Professores, mas dos alunos, como eles progridem, que tipo de "coisa" está sendo produzida, dentro do ensino massificado...

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