Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ainda o terremoto do Japão - Sociedade

Queria procurar evitar, mas algumas coisas precisam ser ditas e divulgadas. O ex-diretor da usina nuclear japonesa Fukushima Daiichi, danificada por terremoto e tsunami no início do ano, está com câncer de esôfago, informou a Tepco (Tokyo Electric Power Company) na sexta-feira, alegando ser pequena a chance de a doença ter ligação com uma exposição à radiação.
Masao Yoshida, 56, que deixou seu cargo na semana retrasada, estava trabalhando na usina desde 11 de março deste ano, quando houve o desastre no Japão, onde permaneceu até o fim de novembro, ao ser hospitalizado. Ele era encarregado de supervisionar as operações de emergência depois do terremoto e tsunami, que desativou os sistemas de resfriamento e provocou o derretimento das barras de combustível nos reatores na usina.
Uma porta-voz da Tepco, Ai Tanaka, afirmou que o próprio Yoshida contou aos funcionários da usina durante uma visita que estava com câncer. A razão de sua internação não havia sido esclarecida até então. Segundo ela, a Tepco acredita ser "extramamente improvável que a doença tenha sido causada por exposição à radiação". Citando fontes médicas, Tanaka disse que leva ao menos cinco anos para que um câncer de esôfago seja desenvolvido por conta de radioatividade.
Um abalo de magnitude 8,9 criou um enorme tsunami no Pacífico que devastou o noroeste do Japão e matou mais de 15 mil pessoas. A onda atingiu as usinas de Fukushima, causando vazamento e uma crise nuclear.
Tudo bem, isso é um fato corriqueiro, e realmente é pouco provável a ligação da doença com o cargo, mas o que me liga ao assunto é que recebi a pouco dias o link de um vídeo impressionante. Trata-se de uma câmera instalada em um veículo, que registrou o momento do abalo e ficou ligada, filmando também, a chegada da água e seus efeitos.
As imagens transpõe um pouco da aflição que o desastre causou, num olhar em primeira pessoa, como se estivéssemos dentro do veículo. Simplesmente me aflige e comove, e mais uma vez, lanço meu olhar de admiração pela força do povo Japonês... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário