Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Saab para a bancarrota... - Economia

O presidente e acionista majoritário da montadora de automóveis sueca Saab, Victor Muller, anunciou dia 19 a insolvência da empresa. Com essa determinação, a Saab abandonou qualquer esperança de sobrevivência, depois de passar nove meses sem produzir.
A última chance da empresa tinha sido conversas com a China Automotive Group Youngman, feitas durante o fim de semana na capital sueca, Estocolmo. No entanto, o presidente anunciou que o grupo chinês retirou seus planos de investir na Saab e disse que a falência é a melhor opção para os credores.
Antiga proprietária da Saab, a General Motors (GM) advertiu que não permitiria a venda de tecnologia sob seu controle a investidores chineses.A Saab deve salários aos seus 3,5 mil funcionários na fábrica de Trollhattan desde o final de novembro e detêm milhões em dívida com seus fornecedores. Até o início de 2010, a empresa pertencia à GM. Depois, foi vendida à empresa holandesa Spyker Cars.
Todas as tentativas para salvar a empresa, por meio de colaboração com parceiros na Rússia e na China, foram em vão. Em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, marcas isoladas vão sumindo à medida que não conseguem mais sair da letargia que se colocaram.
Alguns ícones vão desaparecendo, por intransigência ou fatores mercadológicos que frustam um público fiel. Mas, podemos nos perguntar até que ponto teremos fidelidade à um produto ou marca. Hoje o conceito é muito subjetivo, pois basta um deslize, que o consumidor migre para outro lado do mercado.
Algumas empresas provaram disso, visto a crise que se abateu no mercado automotivo americano à pouco tempo, quando antes, a GM seria a dona da FIAT, mas essa, inverteu, e acabou abocanhando a Chrysler.
Quem tem competência, pode competir, mas deve ter em mente que o consumidor evoluiu e se informa cada vez mais, onde sua fidelidade não precisa ser testada, basta que se ofereçam produtos adequados...


Nenhum comentário:

Postar um comentário