Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de maio de 2014

01 - Alimentos para dormir - Saúde

Como é seu sono? Pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo já provaram que quase todas as pessoas têm noites de sono ruim. A insônia é causada pelo sono interrompido que faz com que a pessoa alterne minutos acordados e dormidos. Os grandes vilões desse problema são o álcool, depressão e ansiedade. Apesar disso, alguns alimentos ajudam na hora de dormir.
Quem tem dificuldade em pegar no sono, pode sofrer de cansaço e sonolência durante o dia, ter dificuldade de atenção e concentração, além de piorar a capacidade de memória e evidenciar o controle de fala e irritabilidade. Segundo a médica Suzete Motta, a insônia - que atinge pessoas de todas as idades - caracteriza-se pela dificuldade em pegar no sono, continuar dormindo após pegar no sono ou acordar muito cedo pela madrugada. “Dependendo do nível de insônia, é possível ter complicações nas funções de órgãos vitais, hipertensão, alucinações visuais ou auditivas. A privação do sono também pode funcionar como gatilho para várias doenças neurodegenerativas", diz a médica.
A dica básica para a solução do problema é evitar cafeína após 18h, deitar-se mais cedo, apostar em alguma técnica de relaxamento. A alimentação pode ser uma grande aliada. Há alimentos que ajudam o relaxamento, proporcionando melhor qualidade do sono. Entre eles, podemos destacar o alface e as ervas. “Alimentos fontes de triptofano, como carboidratos, encontrados na banana, podem ajudar a proporcionar noites bem dormidas, pois o triptofano participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário