Total de visualizações de página

domingo, 18 de maio de 2014

O Mundo que desejo para mim. - Educação/Literatura/Sociedade/Cultura

Sempre busco, para escrever, fontes de inspiração, fatos curiosos, matérias publicadas, artigos, temas, enfim, várias coisas nas quais eu me inspire e possa escrever. Felizmente, tenho compromisso apenas por quem me lê, não ganho absolutamente nada, mas vale um ou outro comentário sobre algum tema proposto.
Hoje, quero transcrever, na íntegra uma narração. Não é uma narração qualquer, mas, elaborada por uma pessoa muito amada, só que contarei apenas no final...

"Escrever uma narração - Título: O Mundo que desejo para mim."

"Um mundo, em poucas palavras, melhor. Um mundo que não tenha violência, nem roubos, ou perigo de sair de casa com medo de não voltar.
Que não houvessem perdas, não houvesse sofrimento. Um mundo que não possua pessoas desabrigadas ou passando fome, aliás, nenhum ser vivo sofrendo por essas causas e outras, como pro exemplo, agressão.
Um mundo em que as pessoas convivam em harmonia, sem pensar nas diferenças, sem nenhum preconceito. Um mundo de liberdade, onde podemos ser quem somos. Também sem preferências, ou o respeito de outras opiniões.
Queria que as pessoas tivessem tempo para a família, colocassem a tecnologia um pouco de lado, quebrassem essa barreira que criaram entre as pessoas com a tecnologia, os celulares, computadores, etc... Isso afasta famílias e amigos, ocorrem tantas confusões, principalmente pela internet, enfim, sem essas coisas.
Queria, também que nunca as pessoas falassem palavrões, ou xingamentos ou coisas piores.
As pessoas também poderiam fazer algo, sem serem obrigadas, sem esforço, poderiam rezar, que é algo que eu gosto, praticamente , só eu, mas não queria que as pessoas se sentissem pressionadas à isso.
Outra coisa: Imagino um sem drogas, o que seria como uma pessoa evitar sua própria morte. Poderia haver mais respeito com as dificuldades e diferenças da sociedade. No meu mundo não existiria a frase 'Cada um por si', somente 'Um por todos e todos por um'. Também haveria valorização de estudos, principalmente a escola. Ela compõe o caráter, é uma grande parte da vida de uma pessoa, ela faz as pessoas terem um futuro, então, o que há de errado?
Poderia haver menos ódio, sem pessoas infelizes. Todas as coisas ruins poderiam não existir. A política, também não ajuda muito... Nada mudou, então por que ainda existe?
Nada ruim haveria no meu mundo. Competições e apostas, também não.
Meu mundo seria feliz, nunca seria perfeito, nem com os meus pensamentos, aliás, as pessoas do meu mundo saberiam que ninguém é perfeito. As pessoas errariam, mas reconheceriam e consertaria, seus erros, seriam responsáveis por seus atos, sempre mudariam, e para a melhor.
Todos seriam amados, felizes e imortais. Queria que fosse assim, por um dia, ou, pelo menos, por um instante... Tudo seria melhor e, assim seria um Mundo que desejo para mim, e para todos, vivendo felizes, não haveria dor.
Em poucas palavras, UM MUNDO BEM MELHOR!"

Procurei manter a originalidade do texto, na forma como ele foi proposto e escrito, evitando interferir no conteúdo e na forma como ele se desenvolveu. Trata-se de um trabalho escolar, realizado para alunos do 7o ano do ensino fundamental.
Percebe-se uma preocupação grande com o ser humano, estendida à vida como um todo nesse nosso pálido ponto azul do universo, mas com força e amor, em valores ditos fundamentais. A parte da ligeira negação à tecnologia é plenamente adequada, visto que hoje ela mais afasta, do que une as pessoas. Lógico que fazemos uso, e essa pessoa em especial, usa bastante, principalmente para vídeos e pesquisas, além de jogos.
Esse capítulo à parte é apenas para entender um pouco a visão que ela tem do mundo. Apesar de estar acompanhando tudo que acontece, mantém a esperança e o carinho para o próximo. Me sinto orgulhoso.
O texto original, que procurei manter integro, foi desenvolvido como atividade escolar por minha filha caçula: ANA BEATRIZ.
Quiçá ele sirva de manifesto e base para que possamos, mais do que refletir, fazer algo de fato, com pequenas mudanças, onde vamos tornar o Mundo que vivemos, um lugar melhor. Não pregando a hipocrisia dos políticos, mas tendo mais que fé e esperança, fazendo algo para ajudar e manter nossa casa que está no espaço, e respeitando ensinamentos básicos, que é o respeito mútuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário