Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de maio de 2014

Cheirar a Lixo - Saúde


O que você faria, se, alguém ao seu lado estivesse cheirando a lixo orgânico em decomposição? Em outras palavras, fedendo a peixe estragado? Uma britânica relatou que seu corpo pode exalar cheiro de lixo. Um raro transtorno que faz com que a britânica Ellie James, de 44 anos, exale um odor ruim já lhe custou empregos e faz com que ela seja alvo de insultos.
Ellie sofre de trimetilaminuria (TMAU), também conhecida como síndrome do odor de peixe, que impede que seu organismo decomponha compostos presentes em alguns alimentos.
A doença faz com que a enzima flavina monooxigenase 3 (FMO3) não funcione corretamente ou sequer seja produzida. Essa enzima é encarregada de processar substâncias como a trimetilamina que, caso contrário, se acumula no corpo e é liberada na transpiração, urina ou hálito. "Essa doença é conhecida como síndrome do cheiro de peixe, mas na verdade, a maioria das pessoas (que sofrem do problema) sequer produz esse cheiro. A tendência é exalar cheiro a enxofre ou amoníaco, mas tudo depende do que você come."
A britânica sofre do transtorno há 14 anos, depois de ter passado por um longo tratamento com antibióticos que acabaram afetando a enzima FMO3. Ela sofre de TMAU adquirida, mas outros já nascem com a síndrome. "Posso exalar um cheiro muito doce e intenso, como perfume barato, ou a lixo podre, borracha queimada, algum produto químico, assim como enxofre ou água de esgoto", lamenta.
Essa variedade de odores relatados por Ellie geralmente significa que, até certo ponto, ela pode controlá-los. A trimetilamina é o resultado da degradação bacteriana de alguns aminoácidos, como a colina. "Meu corpo não consegue decompor (a colina) em um composto neutro, apenas em um tóxico, que cheira mal", diz. "Evitar alimentos com muita colina - ou trimetilamina - pode ajudar muito, mas não elimina (o cheiro)."
Outra dificuldade é que a maioria das pessoas que sofrem dessa síndrome não consegue sentir o próprio cheiro. Antes de ser diagnosticada, Ellie passou por uma situação terrível pois "não sabia porque cheirava mal e o pior é que, com frequência, não podia cheirar a mim mesma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário