Total de visualizações de página

domingo, 11 de maio de 2014

02 - Seleções e seus estranhos pedidos... - Esportes

Mais do que uma competição esportiva, a Copa do Mundo é um festival cultural. O megaevento no Brasil vai atrair 31 seleções estrangeiras a partir de junho – além da própria Seleção Brasileira. Uma verdadeira mescla de tradições, manias e peculiaridades espalhadas pelas cidades-sede e subsedes.
Serão 736 jogadores trabalhando e sonhando dia a dia em erguer a taça do Mundial no dia 13 de julho, no Maracanã. Mas apenas sonhar e trabalhar basta? Descansar e aproveitar o máximo possível cada momento de “folga” também é fundamental. Por isso, as comissões técnicas das seleções fizeram as mais diversas exigências aos hotéis e centros de treinamento que vão estar envolvidos na Copa. É um pedido mais curioso do que o outro.
Internet de alta velocidade, videogames, salas de lazer e comidas típicas? Muito além disso (confira as curiosidades abaixo). Os jogadores da seleção da França, por exemplo, que vão se preparar em Ribeirão Preto (SP), só vão tomar banho com sabonete líquido. Isso porque muitos deles não têm o costume de usar sabão em pedra. A Argélia, que vai se hospedar em Sorocaba (SP), vai disponibilizar um Alcorão (livro sagrado da religião islâmica) em cada dormitório.
Segurança e privacidade também são questões que preocupam as seleções estrangeiras. Portugal, além de mobilizar em Campinas (SP) um grande efetivo policial (Polícia Militar, Polícia Federal e Batalhão de Ações Especiais), vai trazer seis seguranças particulares. Quatro deles vão cuidar exclusivamente do craque Cristiano Ronaldo.
O hotel da seleção da Austrália em Vitória (ES) não vai receber turistas durante o Mundial. O local será exclusivo dos australianos. Já a Coreia do Sul, que vai se concentrar em Foz do Iguaçu (PR), não vê problemas em dividir o período de hospedagem com hóspedes comuns. Longe disso. Até uma comitiva de torcedores sul-coreanos vai se hospedar próxima aos jogadores.
Algumas seleções querem o calor da torcida até mesmo nos momentos de lazer, outras não. Algumas fizeram grandes exigências aos hotéis, outras optaram pela simplicidade. Em comum, talvez, "apenas" o desejo de conquistar o título de campeão mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário