Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

As Mãos que balançam as Bolsas – Economia


O mercado financeiro está em pânico, com o rebaixamento da classificação da maior economia do mundo, os EUA, pela agência de classificação de risco, a Standard & Poor’s, os demais países, agora da Europa, ficaram temerosos. Afinal, a Grécia teve parte de sua dívida renegociada, Portugal está caminhando para uma solução boa, a Islândia não representa muito no peso do Mercado Europeu, mas tem agora a Espanha cambaleando, e mais que isso, a Itália, com um endividamento crônico, sem muitas mudanças que busquem melhoria em suas contas.
Os resultados desse imbróglio, são quedas e mais quedas nas bolsas de valores mundo afora. Praticamente todos os mercados acionários apresentaram perdas significativas. Na segunda, a BOVESPA quase teve o pregão interrompido. Existe um mecanismo que, quando a queda é acentuada, e chega em 10%, os negócios são suspensos, por 30 minutos, para um café e calmantes.
Mas, o que acontece é que os especuladores, digo, investidores, estão assustados. Os Americanos que sempre se endividaram, e são os que possuem a máquina de fazer Dólares, encontraram dificuldades em poder justificar novas emissões de moeda sem lastro. Países com fundo soberano - nome bonito para chamar dos que protegem as divisas comprando dívidas de outros países ao invés de pagarem as próprias, tem grandes reservas das verdinhas em seus Bancos Centrais. A China possui mais de US$ 2 trilhões em moedas americanas, e pela ordem temos o Japão, o Reino Unido, e incrivelmente, o Brasil como investidor/especulador de papel moeda dos EUA.
Creio que teremos turbulências grandes (já as temos), superiores que em 2008, pois agora se questionam a capacidade de pagamento das dívidas internas. Lembro que o teto da dívida americana era de 14,3 trilhões, arduamente negociados um acréscimo, como cortes nos investimentos e benefícios sociais.
As mãos que balançam as bolsas estão ávidas comprando Ouro, metal esquecido nos porões de New York, que tiveram uma valorização imensa e são de fato o lastro que pode garantir algo, pois verdes são as matas de nossa terra, e dólares impressos para atender a maior economia do mundo...
Caminhamos a passos largos para uma recessão sem precedentes se permitirem que a especulação continue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário