Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Terra tinha mais de uma Lua? - Ciência

A lua sempre inspirou os sonhadores, foi e continua sendo, motivo para poesias, poemas, amantes, onde buscam no reflexo da luz do Sol, lá refletida, transformar sua penumbra em carícias românticas, sejam através de palavras, ou através de imagens. Durante a guerra fria, houve a corrida de quem conquistaria a Lua, mas antes, ela já havia conquistado muitos corações apaixonados.
De acordo com os estudos realizados, está sendo aventada uma teoria que o nosso planeta, já possuiu mais de um Satélite Natural, onde um deles, num erro orbital, colidiu com seu irmão maior, fundindo num único corpo, maior e um tanto assimétrico, conforme publicação Científica Nature.
Segundo os autores da teoria, desenvolveram a hipótese, enquanto tentavam explicar o lado escuro da Lua ser mais escarpado do que a face iluminada. Acompanha a teoria uma ilustração e uma simulação gráfica, demonstrando como teria acontecido a colisão.
Estudiosos observam coerência na teoria, mas ainda não se convenceram. Pelo estudo, essa colisão teria ocorrido a 4,4 bilhões de anos, bem antes da existência de vida em nosso planeta que pudesse observar no céu duas luas, e fazer algum tipo de registro.
Os satélites seriam “jovens” na época, formados cerca de 100 milhões de anos antes, quando um planeta se chocou com a terra, formando as duas luas que passaram a orbitar a Terra, com a menor no rastro da maior. Estima-se que a maior seria três vezes mais larga e 25 vezes mais pesada, gerando um campo gravitacional que atrairia a menor para a fatídica colisão, que ocorreu em baixa velocidade, conforme Erik Asphaug, cientista da Universidade da Califórnia, um dos autores do estudo.
Segundo ele, baixa velocidade relativa, pois deve ter ocorrido a mais de 8 mil quilômetros por hora, mas, tratando-se de colisão planetária é reduzida. Ele afirma que pela velocidade lenta, nem as rochas se fundiram, e com a estabilização desse novo corpo, as duas faces ficaram muito diferentes uma da outra.
A intenção inicial do estudo era descobrir e justificar o motivo de tanta diferença do relevo da face oculta, que é muito montanhoso. Avaliando as diferenças, sugeriu-se que algo havia se acrescentado à superfície. Então começaram a efetuar no computador, simulações de choques cósmicos.
Ainda vou olhar a Lua, de forma romântica e inspiradora, mas a partir de hoje, com um pouco mais de critério, entendendo que ela atraiu outro corpo para o teu, formando um único, mediante a sua atração e paixão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário