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segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pôneis no lugar de Cavalos - Marketing

Existe uma propaganda que está dando o que falar: Pôneis Malditos. Trata-se de uma peça publicitária da Nissan demonstrando com criatividade e bom humor, que veículo com motor que não nega fogo e não tem frescura são os por ela produzidos.
Ousadia a parte, a estratégia deu resultado, pois apesar de haver sido denunciada no CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária), está sendo comentada em muitas redes sociais, sendo que o vídeo no YouTube está entre os hits de visualização.
Mais de trinta denuncias encaminhadas ao conselho criticam a propaganda, por utilizar um brinquedo "fofo" e infantil, que ilustra vários brinquedos e desenhos animados, com a utilização de termo que consideram inofensivo e inadequado às crianças, fazendo uso de palavra pejorativa.
Lançado a pouco mais de uma semana, é o vídeo mais visto em todo mundo, informação essa proveniente do próprio provedor de hospedagem com a utilização da ferramenta "Charts". É também uma das mais comentadas nas redes sociais (Facebook e Twiter). Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas já viram o comercial.
O que incomoda não é o material veiculado nas TV's, mas sim a da internet, que tem um adicional onde um dos adoráveis animais, transforma-se num ser fantástico de olhos flamejantes, onde pressiona para passar aos contatos, caso não queira ficar com a melodia para sempre na memória (Pôneis malditos, pôneis malditos, la la la la la la... - hilário).


Mas a empresa coleciona outras denuncias, tendo outros materiais publicitários retirados de veiculação por outras denúncias. Recentemente, teve um material retirado do ar, pois usava explicitamente o nome do concorrente, apontando diferenças entre os veículos e que os consumidores pagavam mais caro para levar menos.
Discussões a parte, achei que a utilização de um símbolo infantil não foi adequada, mas não há como negar a criatividade, na estratégia de mostrar a característica do produto, que é algo muito superior aos demais concorrentes, que apenas apresentam um produto maquiado, sem atender à necessidade de nicho de mercado. No caso em questão, a denúncia não partiu dos concorrentes, pois não haveriam argumentos concretos com anteriores, apenas de pessoas que não gostaram do animalzinho inofensivo ser utilizado para demonstrar que muitos compram produtos que apenas tem uma aparência.
Isso demonstra o quanto o consumidor é enganado, de forma objetiva, mas que insistimos em pagar mais caro por um produto sem qualidade, e continuamos pagando...

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