Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mais problemas para a Apple - Tecnologia/Negócios

Escrevi ontem sobre guerras judiciais, e com esta agora que vai pegar fogo. O Google, fez as ações da Motorola dispararem, e até as 16 horas, ultrapassaram em 50% de valorização. Em uma operação de US$ 12,5 Bilhões, arrematou a Motorola Mobility, divisão da empresa que fabrica celulares, smartphones e tablets.
Com essa jogada, leva “de brinde” 17 mil patentes – registros de propriedade intelectual - relacionadas com aparelhos móveis. A Motorola ainda tem 7.500 pedidos de patente sendo analisados. Agora a Guerra de Patentes deve se acirrar. Isso causa temores na Apple, que já se vê preocupada com o avanço no Android, que no total, abocanha uma respeitável fatia de 48% do mercado. Quando o Google perdeu a disputa pelas patentes da Nortel, a empresa ficou preocupada com o Android, que estaria enfrentando um grande risco. Fica a dúvida com relação ao tratamento aos demais parceiros do sistema operacional do Google, mas os executivos garantem que permanecerá o mesmo.
A Nortel foi uma grande empresa de telecomunicação sediada no Canadá. Em 2009, a empresa quebrou. Suas patentes foram vendidas há cerca de dois meses. Entre as patentes da Nortel, havia algumas relacionadas a banda larga, redes sociais e comunicação sem fio. A Apple e a RIM, responsável pela linha Blackberry, compraram 6.000 patentes da Nortel há pouco mais de um mês. O Google, que havia oferecido R$ 1,4 bilhão (U$ 900 milhões), ficou sem nenhuma.
Apesar de se tornar parte do Google, os executivos pretendem manter a Motorola como uma divisão à parte que continuará a licenciar o Android, da mesma forma que outras fabricantes, como HTC e Samsung. “O Android é aberto e continuará sendo aberto”, disse Page - co-fundador do Google, em conferência por telefone, à imprensa internacional. Apesar disso, pela proximidade como a equipe de desenvolvimento, é provável que a Motorola saia na frente com produtos que usam novas versões do Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário