Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Atividades Sociais: Participação - Sociedade


Existem atividades sociais que de social é apenas ilusório. Quantas ONG's (Organizações não Governamentais) existem por ai? Isso não é apenas no Brasil, mas por todas as regiões e países. Algumas são seriíssimas. Outras, apenas fachada para encobrir desvios de recursos e justificar caixa 2. Afinal, o dinheiro proveniente de atividades ilegais, precisa, em muitos casos ser legalizado.
Não quero com isso me tornar ferrenho defensor da moralidade, isso deve fazer parte de cada um de nós. Os valores morais devem ser passados pelos pais, aos seus filhos e assim se perpetuar. Hoje, cada vez mais nos deparamos com a competição, onde alguns valores são largados, abandonados, esquecidos ou simplesmente suplantados, em prol de um benefício pontual.
Existem ONG's criadas por pessoas sérias, inclusive políticos. Outras são fruto do que consideram uma contribuição social à uma atividade empresarial. Pode-se citar várias que merecem credibilidade, mas que por seu radicalismo acabam às vezes se perdendo no seu foco, e abandonando o objetivo que é uma contribuição racional e pacífica para uma atividade que deveria ser desenvolvida por um Governo ou conjunto de Governos, atendendo uma demanda sem a existência de atividade política que contaminasse suas diretrizes.
É difícil pensar como operacionalizar algo isento, sem vícios, sem a contaminação. Entidades religiosas tentam, em várias frentes, atender carentes. Muitos conseguem, e acabam ofuscando a participação do Estado. Como exemplo, o que se dizer da Santa Casa de Misericórdia?
São asilos, orfanatos, abrigos de gestantes, e vários organismos, buscando dar atendimento objetivo aos carentes, que por casualidade da vida, se vêem em dificuldades, e se não houvesse essas, estariam na miséria absoluta. Mas, a miséria existe e isso se observa em todas partes do mundo, não apenas nas regiões mais abandonadas pelos organismos públicos, mas países inteiros.
Como meu objetivo hoje não é falar de política internacional, senão seria remetido à situação caótica da região do Chifre Africano, mas sim de uma atividade complementar, vou procurar me ater ao assunto em questão. Quero que meu comentário se pontue em uma atividade empresarial de fruto social.
Como não ganho nada em escrever neste espaço, nem sou patrocinado por nenhuma atividade, apenas o utilizo como forma de manifestar o que penso, quero comentar algo que faço já há alguns anos. Existe um endereço eletrônico de doação de leite.
Poderiam me perguntar: como é uma doação de leite pela internet? Bem, vou tentar explicar. A TetraPak, tradicional fabricante de embalagens longa vida (pronto, já fiz a propaganda) mantém o endereço “Bebaleite” para que, os visitantes (cadastrados), possam doar diariamente 50ml de leite para entidades previamente selecionadas.
Não vou questionar os critérios da escolha, mas sim da seriedade e a facilidade, pois não existem outras exigências, senão o clique diário possível, além de uma brincadeira, para ampliar um pouco os conhecimentos e curiosidades sobre o leite e seus derivados.
Quero então, convidar meus leitores, que felizmente são de várias localidades do planeta, a abraçarem esse tipo de atividade. Meu obrigado antecipado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário