Total de visualizações de página

sábado, 20 de agosto de 2011

Tablet HP: O início do fim - Tecnologia

Sou fã de SmartPhone e sempre admirei os Palm. A HP comprou a divisão, buscando utilizar a plataforma WebOS, que tanto encantou o mercado profissional, para equipamentos de mão. Lançado em julho deste ano, o Tablet TouchPad utilizando o sistema operacional teve sua retirada de mercado anunciada nesta semana.
Anunciado em fevereiro deste ano, o TouchPad era considerado a aposta da HP para competir com o iPad e aparelhos com Android no mercado de tablets. Quando chegou ao mercado, em julho, o aparelho foi elogiado principalmente pela facilidade de uso do sistema. Por outro lado, a falta de aplicativos e de recursos como 3G e câmera para fotos foram alvo de críticas.
A HP bem que tentou, realizou seguidos cortes nos preços de venda do equipamento, mas ele custava a sair das prateleiras, encalhando nos pontos de venda.
O WebOS foi originalmente desenvolvido pela Palm, que foi adquirida pela HP em 2010, por 1,2 bilhão de dólares. A morte do sistema e dos dispositivos móveis da HP põe fim a uma linhagem de produtos – alguns muito bem sucedidos – que começou em 1997, com o PalmPilot. O pequeno dispositivo da Palm foi um dos primeiros assistentes pessoais digitais (PDAs) a fazer sucesso de verdade. Ele popularizou a tela sensível ao toque e o reconhecimento de escrita.
Bem sucedida nas era dos PDAs, a Palm ficou para trás na transição para os smartphones. A empresa trocou de dono várias vezes (pertenceu à US Robotics e à 3Com), foi dividida em duas, uniu-se à Handspring e terminou nas mãos da HP. Quando isso aconteceu, a Palm já estava em acentuada decadência e tinha pouco a oferecer. Se, na época, já surgiu a suspeita de que a HP estava jogando dinheiro fora, agora isso está confirmado.Vejo com certo saudosismo, pois meu primeiro SmartPhone foi um Palm que adorei possuir, apesar de suas limitações, tinha uma estabilidade operacional, alem de grande possibilidade de aplicações profissionais que atenderiam uma gama extensa de usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário