Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O que justifica a desordem? - Sociedade/Internacional

Tudo começou com um conflito onde um rapaz de 29 anos, foi morto pela polícia no sábado, durante um distúrbio, em Tottenham. Com isso explodiu a violência para Londres e mais outras cidades na Inglaterra. Em Liverpool, foram incendiados carros e registados vários atos de vandalismo. Grupos de jovens lançaram garrafas, caixotes de lixo e outros projéteis contra a polícia. Birmingham foram detidas pelo menos cem pessoas. Várias lojas foram atacadas e pilhadas. Manchester e Bristol também foram afetadas.
Políticos classificam como atos de pura delinquência. Bem, até pode ser, mas o que seria o estopim, a morte do jovem, virou uma desmedida e desproporcional onda de vandalismo generalizada. Cenas exibidas nas emissoras, disponíveis na internet mostram que, são movimentos coordenados, muitos ligados às classes mais desfavorecidas. Estão tentando até fazer comparativos com os distúrbios ocorridos na periferia de Paris em 2005.
Temos problemas e cada vez mais ficam evidentes. Conter uma população em regiões periféricas dos grandes centros, sem condições, com opressão (necessária) da polícia, e combate aos delitos, aliados ao poder das redes sociais, que fomentam conflitos, é ter todos os ingredientes para atividades assim. O que seria motivo inicial se perdeu, virou simplesmente atividade de bandidagem, com saques, destruição, intimidação, com os ditos manifestantes em sua grande maioria na casa dos 20 anos, mas com jovens de até 12 anos, que não mais se preocupam em esconder seus rostos, agindo abertamente.
Vejo isso como massa de manobra, onde alguns aproveitam uma instabilidade ou algum caso onde muitos, dos ditos oprimidos, se sintam como possíveis vítimas futuras, de, o que consideram, abuso policial, mobilizam uma grande parcela para marchar e defender seus "direitos".
Sou terminantemente contra o vandalismo, contra a manifestação se tornar atos incabíveis, atingindo pessoas inocentes, bens públicos ou privados. Nenhuma manifestação se justifica quando existe prejuízo a inocentes. Existem vários mecanismos jurídicos que dão a proteção a quem se sentiu prejudicado no primeiro momento. O que estão provocando é o caos social, aproveitando a possível recessão que venha a se abater na economia, já fragilizada pelo que observamos e lemos todos os dias.
Me chamou a atenção em particular uma cena que vi, na televisão, de um jovem, sentado na calçada, visivelmente atordoado, não sendo possível entender o que houve antes, sendo amparado por outros, dos vários manifestantes. Olharam, conversaram com ele, e pegaram seus pertences e o roubaram... Essa cena me lembrou filmes que o Hollywwod já contou, onde perdeu-se a ordem governamental, e não existem mais leis.

Seria o cinema contando ontem como será nosso amanhã???

Nenhum comentário:

Postar um comentário