Total de visualizações de página

sábado, 13 de agosto de 2011

Riscos no Céu: Chuva de Meteoros - Ciência

Moradores das Regiões Norte e Nordeste, devem ter sido brindados com riscos reluzentes no céu. Trata-se de um fenômeno que ocorre sempre no mês de agosto: Chuva de Meteoros Persiedas. O nome é decorrente da região onde ocorre que trata-se da Constelação de Perseu.
A curiosidade é que esse meteoros são fragmentos de um cometa - Swift-Tuttle, que orbita o Sol a cada 133 anos. A passagem do cometa próximo à Terra é uma raridade, mas em todo o mês de agosto, a Terra cruza a nuvem de detritos deixada pelo cometa (gelo e metal). De acordo com a Nasa, o espetáculo da chuva de meteoros Perseida é observado pelo homem há, pelo menos, 2 mil anos.
Para que se visualize com clareza, sempre é aconselhável que se distancie da luz das cidades. O céu escuro, facilita no contraste com os pontos luminosos que surgem. Um fator que deve atrapalhar um pouco a observação é a Lua Cheia, que brinda o olhar romântico.
Mas quem perder esse espetáculo, não deve se lamentar. Ocorre também outra magia nos céus, com chuva de Orionídeas - dentro da constelação de Orion - acontece entre os dias 15 e 29 de outubro, com seu ápice podendo durar duas ou três noites.
Colabora nesse esplendoroso visual, a velocidade que os detritos entram na atmosfera - estimado entre 300 e 400mil km/h, o que provoca a incandescência quando em atrito com a atmosfera. Muitos fazem pedidos quando vêm um fragmento desses cruzando o céu, chamando de estrela cadente...
Que se façam pedidos a cada fragmento, e que cada um deles se realize, povoando o imaginário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário