Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A guerra do Tablets - Tecnologia

A Apple é uma empresa inovadora, e disso ninguém duvida. Ela sempre busca através da genialidade, criar produtos que agradam em cheio o interesse dos consumidores. É tão inovadora que se preocupa com a concorrência, criando mecanismos que dificultam o acesso à fornecedores comuns. Alguns componentes são protegidos por contratos de exclusividade, com fornecimento exclusivo e proteção do processo de fabricação.
Agora, com a possibilidade de fazerem sombra em nichos de mercado consolidados, e encontrando produtos tão ou mais eficientes, o meio criativo agora entre no campo judicial. Em particular, está travando uma guerra de liminares, e outros mecanismos legais para impedir que os concorrentes cresçam e ofereçam produtos de grande atrativo. Ela conseguiu uma liminar na Alemanha, impedindo a comercialização dos Tablets da Samsung para a Europa, dos modelos Galaxy. A alegação é que tratam-se de cópias "escancaradas" do Iphone e Ipad.
Existem outras batalhas jurídicas se estendendo por vários locais, sob o mesmo argumento, que é a aparência, além de violação de patentes. Alega que os equipamentos são de aparência e comportamento muito semelhantes, mesmo utilizando outro sistema operacional que não o iOS, e sim o Android.
Mas engana-se que a briga se limita apenas à Samsung. Existem vários processos também contra a Motorola, visando o conceituado e badalado Xoom, considerado o Tablet mais avançado e poderoso disponível no mercado. Mas as batalhas judiciais são mútuas, pois existem vários processos contra a Apple, movido por vários fabricantes, por violação de patentes.
Mas quem perde com isso são os consumidores, onde vem limitado sua possibilidade de escolher o equipamento que melhor se adeque à sua necessidade. Lamento que a criatividade que sempre admirei seja limitada ao temor e alegações, as quais, não descarto que possam ter fundamentos.
São produtos para pessoas ávidas por tecnologia, design, inovação e performance. Vamos ver quando essa guerra será solucionada, pois parece-me que todos tem certa razão em reclamar, mas esquecem que também possuem telhado de vidro, e o consumidor é o maior perdedor por não dispor de produtos para comparar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário