Total de visualizações de página

domingo, 28 de agosto de 2011

Buraco-Negro - Ciência

Existem muitas coisas que assombram e povoam nosso imaginário. O buraco negro, foi uma teoria desenvolvida onde um corpo com massa absurdamente compacta, consegue atrair tudo à sua volta, inclusive a luz. Uma força avassaladora, onde de certa forma foi imaginada pelos escritores da Marvel quando criaram Galacticus - o Devorador de Mundos. Isso foi contato superficialmente no filme do Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado.
Ocorre que desde 28 de março, estranhos raios-X vem atingindo a Terra. A origem é de um buraco-negro devorando um estrela a 3,9 bilhões de anos-luz. Na publicação da Nature atual, mostram em detalhes o acidente cósmico que vem liberando jatos em direção ao nosso planeta.
Foram os dados do satélite Swift, da Nasa, que alertaram os astrônomos sobre uma fonte comum de emissões vinda da constelação de Draco. Batizada de Swift J1644+57, a fonte começou a ser investigada até que se descobriu sua origem: um buraco negro dormente, em uma galáxia muito distante, estava despertando ao engolir uma estrela. A galáxia está tão longe que levou 3,9 bilhões de anos para os raios chegarem à Terra.
Segundo os cientistas, todas as galáxias possuem seu buraco-negro gigante. Esse em questão tem tamanho estimado em absurdos 8 milhões de vezes a massa do nosso Sol. Isso significa o dobro da massa do buraco-negro existem na Via Láctea.
Conforme a estrela é sugada para o buraco, ela vai sendo destruída pelas forças gravitacionais e seu gás começa a formar um disco. A parte interna dessa espiral gira em direção ao buraco, criando um túnel pelo qual algumas partículas podem ser ejetadas a velocidades que chegam a até 90% à da luz.
O que conseguimos captar são as emissões de rádio oriundas da colisão interestelar dos jatos de partículas.
Entendendo um pouco o universo, talvez consigamos entender um pouco nossa existência aqui, no pálido ponto azul do espaço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário