Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Rejuvenescimento Lunar - Ciência

Como todo romântico, olho para a Lua e sempre admiro a beleza, e os sonhos que ela proporciona. Um isto de magia e encantamento, motivo de poesias e olhares sonhadores, essa Senhora, sempre povoou o imaginário. Até comentei que ela pode ter sido fruto da união de dois corpos, recentemente...
Mas, os astrônomos quando estimaram sua idade, o fizeram sem consultar os registros de nascimento. A Lua pode ser mais nova do que se imaginava: em vez de ter sido formada há 4,5 bilhões de anos, quase junto com o Sistema Solar, seu 'nascimento' teria se dado 100 milhões de anos mais tarde. É o que indica a análise de uma rocha lunar trazida à Terra pela missão Apollo 16, em 1972, realizada por uma equipe de cientistas da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca. O estudo foi publicado no periódico Nature.
A teoria dominante para a origem da Lua é de que ela é o resultado do choque de um corpo celeste gigante contra um planeta Terra ainda em formação. O impacto arrancou um pedaço do planeta, então uma bola de material derretido, e formou o satélite natural. Assim como a Terra, a Lua também foi esfriando com o tempo. O oceano de magma se solidificou em diferentes compostos minerais, e os mais leves formaram a crosta mais antiga da Lua - cuja amostra foi agora analisada.
Se a amostra da crosta lunar está na Terra desde 1972, por que os cientistas demoraram tanto tempo para chegar a essa conclusão? "Embora as amostras tenham sido cuidadosamente armazenadas, tivemos que descontaminá-las do chumbo terrestre utilizando uma técnica que não existia até agora", responde James Connelly, da Universidade de Copenhagen.
Uma vez limpas, as amostras revelaram o material lunar puro. Quando os cientistas calcularam a data das rochas descontaminadas, descobriram que elas são 100 milhões de anos mais novas do que o esperado. A idade coincide com os minerais mais velhos da Terra: 4,36 bilhões de anos. Isso sugere que as crostas mais antigas da Terra e da Lua formaram-se aproximadamente na mesma época.
Os cientistas admitem, contudo, que as amostras podem não representar a parte mais antiga da crosta da Lua. Qualquer que seja o cenário, afirmam, novos estudos são necessários para reavaliar os modelos de formação do satélite.
Mas mesmo alguns milhões de anos mais jovem, mesmo senhora, ou senhorita, ela sempre irá despertar a curiosidade e nutrir o imaginário. Muitas declarações serão feitas perante sua luz, que na verdade apenas reflete, mas brinda o amor e fantasias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário