Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Anabolizante: Jovem em coma - Saúde

Sou praticante de musculação, pois é algo que me dá prazer em fazer, mas sem a preocupação de desrespeitar meus limites físicos e constituição corporal. Faço como prática saudável, inciada um tanto tardia, mas que me trazem benefícios imensos, a começar por meu humor e bem estar.
Como não sou o objeto de estudo e avaliação, apenas estou alavancando o tema, como praticante, vejo jovens no culto a músculos inflados. Alguns fazem uso de suplementos, que carinhosamente chamo de papinhas, dando os nutrientes que poderiam obter numa alimentação balanceada. Outros além disso, se utilizam de medicamentos de uso restrito ou divergente.
Um rapaz de 18 anos foi internado em estado grave num hospital de Londrina, Norte do Paraná, depois de utilizar anabolizantes sem prescrição médica. Segundo o Hospital Universitário de Londrina, João Paulo Mendes chegou ao pronto-socorro anteontem, após ter uma convulsão. Ele se queixava há alguns dias de fortes dores de cabeça, de acordo com a família.
O jovem tomou testosterona para uso animal, além de um anabolizante sintético. O hospital não soube informar há quanto tempo Mendes fazia uso dos medicamentos, nem quantas doses ele ingeriu ou aplicou. O adolescente teve trombose (interrupção do fluxo sanguíneo) em veias na cabeça e está em coma induzido, respirando por aparelhos. Seu estado de saúde é "muito grave" e ele poderá ficar com sequelas cerebrais, segundo o hospital.
A família informou aos médicos que Mendes fazia academia há alguns meses e que não houve mudanças significativas no porte físico do garoto. O jovem mora em Bela Vista do Paraíso, cidade de 15 mil habitantes a 45 km de Londrina.
Segundo a médica Neuma Kormann, que trabalha na emergência do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, o quadro de Mendes é "gravíssimo e talvez irreversível". De acordo com Kormann, os anabolizantes, compostos basicamente por hormônios, estimulam a coagulação do sangue, o que pode interromper o fluxo sanguíneo em qualquer parte do corpo e a qualquer momento.
No caso de Mendes, a trombose nas veias da cabeça pode ter causado danos ao tecido cerebral, diz. O coma induzido é uma tentativa de preservar o que restou, já que o organismo funciona em um ritmo menos acelerado nessa condição. A médica diz que esse tipo de medicamento jamais é receitado por médicos, devido a seus riscos e efeitos colaterais -que incluem, além do risco de trombose, aumento da pressão arterial, alterações hormonais (que podem provocar impotência sexual, desenvolvimento de mamas, calvície), irritabilidade, dificuldade para urinar e fadiga. Para ela, o uso de anabolizantes é "um problema de saúde pública seríssimo. "Existem muitos falsificadores, atravessadores que fazem um comércio ilegal desse tipo de droga", afirma.
Agora volto ao ponto que sempre me incomoda: Onde estão os PAIS desse rapaz e de muitos outros que utilizam esse tipo de prática? Estão agora lamentando pela omissão? Vejam, que alguém que começa a utilizar esse tipo de medicamento, ganha absurdamente de forma rápida, musculatura. A falta de acompanhamento, de tomar um café juntos, conversar sobre o dia, faz com que eles, os pais, lamentem pela saúde dos filhos.
Comumente jogam nas costas apenas dos amigos ou colegas, que induzem a eles, os jovens, ao uso de substâncias desnecessárias, esquecendo de sua responsabilidade. Isso considero como omissão familiar. E depois, irão ficar lamentando o noticiário, cada vez mais povoado de fatos semelhantes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário