Como falei do Ig Nobel, não posso deixar de dar destaque a essa notícia bombástica: Tuiteiros são mais felizes nas manhãs...
Pesquisadores analisaram 2,4 milhões de tuiteiros de 84 países e descobriram
que os usuários do microblog começam o dia de bom humor, mas o ânimo vai
diminuindo ao longo do dia, tendo novo pico no fim da noite. O estudo, divulgado
pela Universidade de Cornell (EUA) na revista Science nesta sexta-feira,
avaliou posts em um período de dois anos e identificou padrões também durante a
semana e as estações do ano, segundo informações do New York Times.
Os autores do estudo, os sociólogos Scott Golder e Michael Macy, coletaram
400 tweets de cada um dos usuários pesquisados. Nos posts, feitos entre
fevereiro de 2008 e janeiro de 2010, um programa de computador associou palavras
como "ótimo" e "concordo" a ânimos positivos, enquanto "incomodar" e "medo"
foram relacionadas ao mau humor. Os emoticons, ícones como :) e
:-( também foram usados como parâmetro.
Os 7% de usuário classificados como "notívagos" foram responsáveis pelo pico
de mensagens alegres postadas no horário próximo da meia-noite ou mais tarde,
enquanto os 16% de pessoas que acordam muito cedo revelaram uma alta de bom
humor logo no início da manhã. À parte esses dois extremos, os dados médios de
cada país apontam que os posts positivos costumam aparecer entre 6h e 9h, caem
ao longo do dia até o ponto mais baixo entre 15h e 16h, e voltam a subir depois
do horário do jantar. No sábado e no domingo o padrão é registrado duas horas
depois, com picos às 9h e às 21h, o que é associado ao fato de as pessoas
dormirem até mais tarde e ficarem mais tempo acordadas à noite.
O fim de semana também foi apontado como o momento mais feliz dos ciclos de
sete dias, padrão que se mantém nos dias de folga, em países onde normalmente se
trabalha no sábado e no domingo. Os primeiros dias úteis registraram os menores
índices de alegria.
"As pessoas até então supunham que o bom humor diminuía porque as pessoas
odiavam seus empregos, mas se isso fosse verdade, o padrão seria diferente nos
fins de semana", avalia Golder. A análise sugere, portanto, que o humor das
pessoas seria em parte determinado por um ritmo biológico compartilhado
socialmente, independente da cultura e do local do usuário.
Além disso, o estudo refutou, em certa medida, as associações de mau humor
com o período mais curto de sol no inverno, uma vez que o padrão de posts
negativos se mantém entre o verão e a estação mais fria do ano. Por outro lado,
as mensagens positivas aparecem em maior número na época próxima à primavera, e
em menor número na próxima ao outono, o que os pesquisadores avaliam ser devido
a uma euforia e uma tristeza antecipadas pelos dias mais longos e curtos que
estão para chegar.
Apesar de louvarem os resultados do estudo, pesquisadores de outras
universidades alertam para o fato de que o Twitter, rede social que reúne muitos
jovens e pessoas altamente conectadas, pode ser uma fonte um tanto distorcida
para os dados. "Os tweets podem nos mostrar mais sobre o que o usuário acha que
seus seguidores querem ouvir, em vez do que ele realmente está sentindo",
pondera o psicólogo da Universidade de Harvard (EUA) Dan Gilbert. Os autores da
pesquisa afirmam que consideraram essas limitações e tentaram diminuir seus
efeitos na elaboração do estudo.
Em breve, haverão estudos comportamentais, se é que já não estão sendo efetuados, do grau de humor das pessoas que buscam nos programas humorísticos, entre um ou outro intervalo comercial. Com isso, o espaço publicitário poderá ser loteado, digo, vendido, e adequado para o melhor tipo de produto a ser divulgado... Se alguém iniciar esse estudo, me convide como pesquisador associado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário