Este é mais um dos vários casos que povoam as páginas e abrigos: Garoto de 12 anos é abandonado na Rodovia. O quadro se assemelha a tantos outros envolvendos maus-tratos, abusos sexuais, exploração, etc, envolendo crianças, onde muitos destes problemas tem origem no núcleo familiar. Apesar que chamar de núcleo familiar é apenas para poder situar o fato.
Conheço histórias diversas, e ouvirei, lerei e verei, outras mais. Existe um problema na sociedade, o caso em questão faz menção à Drogas. Como tantos outros...
Os projetos sociais existentes são ineficazes, demonstram claramente assistencialismo, sem acompanhamento. Ver uma família desintegrar devido ao uso de drogas é comum. Familias aumentarem sua prole, para aumentar a renda assistencial, disso nínguem comenta, mas é fato.
Está faltando o combate efetivo à drogas, tratamento adequado aos dependentes, e, voltando a algo que já citei, revisão do código penal. Não é possível classificar o pequeno traficante, pois esse, se não for impedido se tornará o grande traficante. Esse tipo de visão é simplista, apenas agrada e tenta aliviar o judiciário (afinal a demora em processos é grande, muito trabalho...).
Nosso país verá casos assim quando o Paternalismo (ou maternalismo, agora com uma Presidente???) sócio-assistencialista-eleitoral permanecer, mantendo os currais de eleitores ávidos pela ampliação das bolsas, jogando parte de seus rendimentos numa estrada, quando ocorrer desentendimento por partilha do cachimbo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário