O mundo está em mudanças constantes, ainda mais com a globalização, onde cada vez menos fronteiras existem (???) e falamos todos a mesma língua...
Que bom seria isso se todos conseguíssemos nos comunicar e tivéssemos acesso aos mesmos produtos, mercados e principalmente houvesse melhor equiparação financeira. Isso não ocorre e não ocorrerá nas próximas gerações. Cuba, após o reinado de Fidel Castro, ele finalmente resolveu, enquanto ainda tem discernimento, abdicar do trono de Líder e presidente vitalício do PCC (Partido Comunista de CUBA - não confunda com o outro PCC). Transferiu o poder ao irmão, Raul, por sinal também Castro, e mantém o legado, mas provoca mudanças na forma de como se vive em CUBA, aquela ilha paradisíaca no Mar do Caribe, referência a muitas coisas.
Na época da Guerra Fria, Cuba tinha um valor estratégico, pela posição, e instalação de mísseis balísticos, hoje apenas reúne um punhado de opositores ao regime Cubano. Vejo que estão dando um passo, mas longe de haver liberdade. Apenas estão se tornando mais tolerantes. Muito há de se fazer.
Seria isso um passo para a queda de mais um dos muitos regimes totalitários? Existe um aqui ao lado, um pouco mais a noroeste, que tenta fazer a revolução Bolivariana. Certa vez, ainda na faculdade, minha Professora de Sociologia me disse algo que cada vez mais se confirma: O Homem nasce puro, a Sociedade o corrompe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário