Existe hoje uma pressão para que ocorra o reajuste da gasolina. A Presidente Dilma diz, segundo o Ministro Lobão, que não quer o reajuste. Já li também que os preços da gasolina estão 15% mais baratos que nos EUA, e que a Petrobrás já "perdeu" mais de US$ 1 bilhão...
Bem, desde que o Brasil é Brasil existe a especulação, jogo de interesses, e oportunidades pontuais. Até onde sei, o custo de produção de combustíveis aqui é diferente de outros locais, pois foi alardeado que o Brasil e auto-suficiente. Nosso petróleo não enfrenta piratas africanos, nem paga taxas altíssimas no transporte. Foram concedidos empréstimos subsidiados (significa que estão embutidos nas contribuições que NÓS efetuamos pelos impostos e taxas) para produtores de alcool, que desviam o produto do mercado interno e direcionam para produção de açúcar pelos preços internacionais.
Então, esses comparativos que sempre insistem em fazer, são para tentar fixar que temos que pagar mais caro por algo de baixa qualidade, e por falta de planejamento estrutural?
Nenhum comentário:
Postar um comentário