O Japão emitiu alerta nuclear equivalente a Chernobyl. Isso significa que muitas pessoas serão atingidas por radiação, se é que já não o foram. Água encanada, do mar, alimentos, ar, estão com níveis altos nas proximidades da região da Usina de Fukushima Daiichi. Grande área será condenada ao uso, devido a contaminação do solo.
E a terra continua tremendo por lá. Novos tremores tem ocorrido, em escala considerável, que se atingissem um outro país, já o haveria reduzido consideravelmente na sua infra-estrutura. Estudo o Japão desde a época da Faculdade, onde aprendi o sentido de coletividade e a força do povo. Vi que houve queda nas principais bolsas Asiáticas após o anúncio, inclusive na de Tokyo, ou seja, o país continua em pleno funcionamento.
Vejo que o Governo do Japão tem feito o melhor, mas o risco é evidente, nem por isso estão simplesmente lamentando seus mortos e esperando os dias passarem. Não quero com isso dizer que eles são insensíveis, nada disso. Eles são práticos, objetivos, e centrados no que deve ser feito. Apenas como comparativo (não falarei do Brasil) o Haiti ainda está tentando se reconstruir, mas tentando, e ainda vai continuar assim. A principal diferença é o sentimento de Nação, de identidade e de coletividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário