Quando ocorreu o grande tremor de terra que afetou significativamente a região nordeste do Japão, ouvi comentários de Geólogos que outros menores viriam. O arquipélago continua, sistematicamente, sendo afetado por outros tremores de terra, principalmente na área inicialmente afetada. Em conseqüência, o Governo Japonês expandiu a área de isolamento, após novo sismo.
Hoje o risco maior que o país enfrenta (causando temor em todos mais próximos) é com as suas Usinas Nucleares. Os vazamentos, tentam, a todo custo (inclusive vidas), controlar. O que não consigo entender é a falta de soluções para a criticidade da operação. Não me atrevo a discutir sistemas de segurança, no que tange à esse tipo de geração de energia, mas a redundância de sistemas deve ser planejada com muitos critérios, pensando sempre no pior dos cenários.
Talvez, o maior erro foi em alguém haver esquecido que terremotos dessa magnitude podem ocorrer, e poderiam se adiantar, efetuando uma revisão e correção nos sistemas de segurança das demais usinas no país, não deixando os cuidados das que enfrentam problemas críticos de lado, e ainda, permitindo que ocorra ajuda de outros especialistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário