Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bônus para cotas de Exames e Procedimentos Médicos - Saúde

O órgão de fiscalização da Saúde, a ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, estabeleceu que proibiu e vai multar as operadoras que premiarem os Médicos conveniados que cumprem as metas estabelecidas para os pedidos de exames e procedimentos.
De um lado o mercantilismo da Saúde, do outro a reclamação dos repasses das operadoras aos Médicos. No meio, espremidos e sem muitas alternativas, os usuários. E correndo por fora, a ANS, órgão burocrático que tenta administrar os problemas com soluções pontuais apenas, coibindo aqui, multando ali, analisando, e pensando...
O sistema de saúde, não é de hoje, deveria ser revisto. Me admiro pela seriedade que Médicos (e todos demais profissionais de Saúde) que prestam serviço público. Alguns centros, são privilegiados, por contar com tecnologia de ponta e recursos, mas isso se encontra em poucos locais, que vivem abarrotados de pessoas que buscam a excelência no atendimento, como no Hospital das Clínicas.
Agora, se a ANS apenas pode apenas corrigir um ou outro problema (esse tipo de procedimento de proibir e multar é inócuo) então está na hora de definir quem pode fazer algo para moralizar o sistema de Saúde Privada. Quando digo que é inócuo, é por que, me corrijam se eu estiver errado, a forma de contratação e acordos entre as Operadoras e Médicos é um contrato Jurídico de Direito Privado, portanto, sendo possível de contestar apenas na esfera Cívil, e pelas partes contratante e contratada. Isso é um contrato de prestação de serviços, apenas. Se eles premiam quem economiza, é apenas uma forma de remuneração.
Cabe ao usuário processar as operadoras, por venda de produto inexistente ou pela baixa qualidade dos serviços contratados. Os Médicos, apenas se submetem, quando querem, por aceitar as condições das Operadoras.

Um comentário:

  1. Vão mudar o nome da gratificação. Realmente não tem efeito nenhum, apenas uma demonstração da ANS de mostrar trabalho, e dizer que cuida dos usuários. Quem acredita em Papai Noel pode comprar a idéia.

    ResponderExcluir