Aprendi, desde muito tempo que segurança é uma palavra subjetiva: Depende do universo envolvido. Como trabalhei na área de TI - Tecnologia da Informação (antigamente chamava-se apenas de Informática), vi os profissionais serem cada vez mais requisitados, e os especialistas em segurança digital, ainda mais valorizados. Já comentei do rastreamento. Nossas vidas está virando um grande reality show - só não concorremos a prêmios, nem posamos para revistas.
A Sony mantém a Rede PlayStation NetWork e um serviço chamado QrioCity. Houve a invasão no seu sistema e o furto de dados. São informações dos usuários, que pagam pelo serviço on-line. Ela emitiu um aviso, aconselhando alguns cuidados adicionais, pois podem ocorrer muitas fraudes. Compras em ambientes ditos seguros, com certificados digitais, dão a impressão que a proteção é plena, que não haverá problema algum. Como hoje trabalho na área de segurança, aprendi mais algumas coisas, uma delas é que: Todo o sistema que permite comunicação está sujeito a invasão.
Somente sistemas fechados, podem oferecer, desde que observados os cuidados, certa segurança e rastreamento rápido, onde pode-se monitorar o vazamento ou não de dados. Sistema fechado não é apenas ambiente pago, mas é o ambiente que não permite comunicação externa. O que transita pela "Nuvem da Internet" pode ser criptografada, exigir senhas de acesso de vários níveis, mas pode ser violada.
Sei que, a localização de quem fez a invasão da Sony e pegou os dados vai ocorrer, mas invasões, normalmente ocorrem ao acaso, ou por quem conhece a vulnerabilidade dos sistemas. Assim se criam vírus e as vacinas, tentando bloquear as portas de acesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário