Voltei no tempo agora: Falta de combustíveis...
Já está sendo noticiado que começa a faltar gasolina nas distribuidoras. A Petrobrás não está conseguindo atender às Distribuidoras, está importando gasolina, alterando a balança comercial, e outras conseqüências das regras de mercado, em que a falta de planejamento provoca.
É sabido o aumento de veículos, consumo e que quem produz vende a quem paga direito e mais. Uma parcela cada vez maior é dos considerados veículos flex, aqueles que podem ser abastecidos com gasolina ou etanol. O consumidor por sua vez procura adequar a escolha na bomba de combustível ao que estiver com preço melhor, e hoje, está optando pela gasolina, visto que em termos de preço do não compensa, pela autonomia proporcionada.
Então aprendemos que o Brasil não possui reservas estratégicas, não somos auto-suficientes na produção, e não conseguimos elaborar um plano de contigenciamento adequado, quando surge problemas no desabastecimento do alcoól combustível. Na verdade não aprendemos, mas sim, repetimos a história (Sempre entendi que a história serve para não cometer-mos os mesmo erros...).
Só me voltando a memória recente, houve grande investimento em Usinas, empréstimos subsidiados, e outros benefícios a grandes grupos e grandes devedores da união, em alguns casos, políticos quase que centenários que possuem grandes terras para o plantio, e, pasmem, tentamos vender nosso alcoól como combustível para outros países.
Quem explica isso para o consumidor que paga um preço abusivo por um combustível de baixa qualidade que insistem em dizer que é muito mais barato que nos Estados Unidos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário