Total de visualizações de página

domingo, 8 de maio de 2011

Dia das Mães: Abaixo as Mamadeiras - Saúde/Sociedade

A vida moderna nos trás desafios, de como tornar nossas tarefas mais enxutas, e assim podermos fazer tudo que precisamos. Muitos moram em grandes cidades, onde perde-se horas no trânsito. Reclamamos da falta de transporte público eficiente, mas quem tem, não abre mão do seu veículo, e ficam horas ouvindo notícias de como está ruim o trajeto que foi escolhido.

Procuramos trabalhos melhores, e isso significa que escolhemos locais normalmente distantes de nossas residências, aumentando ainda mais o tempo de trajeto. Mas buscamos facilidades, comida congelada, limpa tudo, empregados eficientes e milagrosos, moveis sem muitas ranhuras, enfim, tendemos a inovar e facilitar nossas vidas para ficar mais tempo parados.

Podem me achar crítico, e o sou, pois muitas pesquisas não dão em lugar algum, apenas tomam tempo e dinheiro de incautos investidores/patrocinadores, ou quem não tem onde colocar e justificar no Imposto de Renda. "O estudo, feito por pesquisadores da Ohio State University e da Temple University, analisou informações de 6.750 crianças, desde o nascimento até os 5,5 anos. Foi considerado uso prolongado da mamadeira quando, a partir dos dois anos de idade, a criança ainda tinha a mamadeira como principal forma de ingerir líquidos ou mantinha o costume de dormir com ela." Isso é mostrar o óbvio, que a criança fica preguiçosa, pois não precisa criar esforço em sua alimentação, isso vai condicionar a comportamentos futuros de maior comodidade, pela facilidade encontrada.

Muitas crianças hoje aprendem como primeira palavra "Babá", que outras muito mais importantes, como mãe. Mulheres hoje abrem novas frentes, conquistam cada vez mais espaço, mas isso acaba refletindo em ter que abrir mão de algumas coisas. O maior problema hoje é as exigências que nos impomos. Queremos um carro melhor, uma casa mais confortável, espaçosa, outros benefícios que se conquistam com o trabalho, mas de certa forma temos que deixar outras coisas de lado.

Não estou pregando que devemos abandonar a Mamadeira, não, apenas buscar outros meios, já existentes para atingir o objetivo que é a ingestão de líquidos. O comentário a respeito das mamadeiras, digo com conhecimento, é inócuo. Uma mãe sabe o que tem que fazer para o filho, a mamadeira é fornecida quando o esgotamento chega e esta busca um certo sossego. A criança busca na mamadeira, o colo do peito materno, o conforto e o carinho que está sendo roubado pela busca de melhores condições ou mesmo, pela busca da sobrevivência familiar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário