Total de visualizações de página

sábado, 14 de maio de 2011

Liberdade em expressar - Sociedade

Quando criamos uma conta num Blog, como este, buscamos compartilhar idéias, ideais, sonhos, angustias, e outros tantos sentimentos, como se estivéssemos falando com nosso(a) grande amigo(a), tudo que nos consome, ou ainda, uma palestra, expressando o ponto de vista sobre um tema.
Este último assunto é o que me move a escrever aqui. Ponto de vista, pontuar uma notícia, um fato, em cima de uma matéria escrita por terceiros, pois cada qual tem sua visão (certa ou errada é apenas uma questão de que lado se senta à mesa) sobre um mesmo tema. Em cima da diversidade de conflitos de opiniões é que podemos formar uma opinião majoritária. O princípio da Democracia.
Ocorre que quando escrevemos algo, e partilhamos, devemos ter responsabilidade sobre a extensão de nossos atos, nossos pensamentos, o quão intenso pode ser as conseqüências.
Diz a Constituição conforme artigo 5o: "IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato". Todos podemos nos manifestar, mas somos obrigados a arcar com prejuízos que possam decorrer de nossos atos, sejam ofensas, ou outro tipo de agressão.
Quando escrevo aqui, criticando alguma postura, já me disseram que sou mais ácido pessoalmente, tomo o cuidado em criticar algo, não necessariamente alguém. Critico o governo, a postura do governante, mas não a pessoa. Sou ferrenho crítico do modelo adotado pelo ex-presidente (que ainda quer se manter no poder), da hipocrisia, mas não tenho o direito de ofender, apesar de sentir vontade...
Mas temos liberdade sim, na expressão, e faço uso deste espaço, buscando compartilhar com quem tem paciência em me ler, o que penso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário