Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de maio de 2011

O Mundo em Fúria - Sociedade

A falta de planejamento urbano e expansão desordenada, na tentativa de ocupar espaços inóspitos, faz com que, cada vez mais as pessoas sejam acometidas por tragédias previsíveis. Algumas vezes essa ocupação é forçada, outras, por falta de opção e a necessidade de se ter um espaço.
Dois fatos chamam a atenção, uma da Europa com o Vulcão Islandês, outra dos Estados Unidos, com sua temporada de Tornados.

No caso da Islândia, ilha no Atlântico Norte, possui uma característica peculiar, existem vários Vulcões, e utilizam a energia geotérmica, fonte natural, onde conseguem um abastecimento contínuo. O resultado da erupção, de início, é o problema no tráfego aéreo da região. Obriga-se, pela segurança ao cancelamento de vários vôos, e quando necessário, alteração de rotas de navegação aérea.

Aos Tornados, são comuns as manifestações, por condições meteorológicas. A sua ocorrência se dá em quase todos continentes, mas com maior incidência na classificada "Alameda dos Tornados" que é uma região que engloba os estados de Oklahoma, Kansas, Arkansas, Iowa e Missouri estão totalmente incluídos na Tornado Alley, bem como o nordeste do Texas, este do Colorado, norte da Luisiana, centro e sul do Minnesota e Dacota do Sul, noroeste do Mississippi, centro e sul do Illinois, sudoeste do Indiana, e partes do centro, sudeste e sudoeste do Nebraska, pequenas áreas no extremo oeste do Tennessee e Kentucky e algumas zonas do Wisconsin.

Sabe-se dos riscos, mas assim mesmo se ocupa as terras. Lembro que recentemente, o Governo Francês mandou desapropriar mais de 9000 residências, próximo ao litoral, devido ao risco de grandes perdas humanas, por uma região historicamente sensível a efeitos climáticos. Isso é atitude, não muito simpática do Governo, mas necessária para evitar tragédias. Mas, nos lados de cá do hemisfério sul, lamenta-se e se dá algum auxílio, quando pessoas que vivem em áreas de risco sofrem, por vários motivos, mas elas mesmas sabem, só ficam por oportunismo ou falta de outro lugar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário