Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Novo estudo para Derrame - Saúde

Perigo: Sexo, café e assoar o nariz pode provocar um derrame.

Às vezes me pergunto: Quem é que aprova o financiamento de estudos científicos? Existem teorias tão esdrúxulas que é difícil entender que benefício pode trazer. Vejo que muitos se debruçam por anos, sobre uma pesquisa que vai constatar a freqüência sexual de uma mosca da fruta. Outras aberrações, de conhecimento científico, ocorrem.

São informações bizarras, que talvez neste momento, não tragam solução alguma. Mas a matéria da BBC diz que após estudo de 250 pacientes, foram identificados 8 fatores de risco para sangramento no cérebro. O estudo acompanhou por 3 anos este grupo, foi realizada na Holanda, por pesquisadores do University Medical Center, em Utrecht.

Diz uma parte da reportagem: "O estudo revelou ainda que café foi o responsável por 10,6% dos casos em que o aneurisma rompeu. Exercícios vigorosos e assoar o nariz foram os "gatilhos" de derrames respectivamente em 7,9% e 5,4% dos casos. Fazer sexo e fazer esforço para defecar responderam por 4,3% e 3,6%." Em outro trecho: "Sharlim Ahmed, pequisador da Stroke Assocation, afirmou que ''um súbito aumento da pressão sanguínea pode aumentar a possiblidade de ruptura de um aneurisma. Mas é muito difícil determinar se os fatores identificados nesses estudo estão definitivamente relacionados com um derrame ou se seriam apenas coincidências''."

Acredito que descobriram o óbvio, que o aumento da pressão arterial pode provocar ruptura de vasos sangüíneos, e que algumas atividades podem provocar esse aumento. Me espanta a constatação científica observada. Isso aconteceu na Europa, mas pesquisas assim podem ocorrer em qualquer local. Quem financia isso?

Antes que me chamem de arcaico e contra a ciência, quero fazer um adendo: Um estudo como o que citei sobre as moscas das frutas, de forma jocosa, pode estabelecer informação importante para a agricultura, no controle da praga. Todo estudo científico deve ter um objetivo, o que foi apresentado vejo só como demonstração de algo que já se sabe e foi amplamente estudado anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário