Total de visualizações de página

domingo, 22 de maio de 2011

Wikileaks vira uma peça - Comportamento

Alguns ganham dinheiro com a oportunidade. Na austrália, esta sendo ensaiada uma peça teatral, baseando-se na história de Julian Assange, o fundador do Wilileaks, que criou polêmica ao denunciar e divulgar documentos tidos como sigilosos do Governo Americano, provocando um transtorno sem precedentes no campo da diplomacia.
"A obra é assinada pelo dramaturgo Ron Elisha e será representada no Seymour Centre, em Sidney, com direito a personagens que representam o presidente Barack Obama, o russo Dmitri Medvedev, e até a mulher que processou Assange por estupro na Suécia."
Sua estréia deverá ocorrer em junho, sob o título Stainless Steel Rat (tradução literal - "Rato de Aço Inoxidável", em português). Assange será interpretado pelo ator australiano Darren Weller, que fez um laboratório assistindo a entrevistas disponíveis pelo YouTube e outros meios, onde afirma: "Estive observando suas entrevistas. Ele sempre aparece inteligente e comedido na forma de falar. Gostaria de ver como se expressa quando não está diante das câmeras."
Dizer que o direito a informação deve existir, deve-se também ter o cuidado de como divulga-la. Houve uma prepotência de Assange, divulgando os arquivos, comprometendo a segurança daquele que as disponibilizou, e jogando a diplomacia mundial num cesto de comentários jocosos, preconceituosos... Vejo essa peça como oportunista, não tendo função dramática visto os fatos envolvidos, vai depender da criatividade do autor, mas quem sabe cria-se um fato novo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário