Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2011

FMI: A queda do Diretor-Gerente - Economia

Já se partilha o espólio no FMI devido à renúncia de Dominique Strauss-Kahn, agora ex-Diretor-Gerente, o todo poderoso do Fundo Monetário Internacional, que caiu em desgraça devido à acusação de tentativa de estupro contra uma Camareira no luxuoso Hotel de Nova York. O que anteriormente era negado, que não afetaria a credibilidade do órgão, agora está mais que evidente o estrago provocado pela prisão. Se admite que o FMI voltará à normalidade... Muitos estão de olho na vacância do cargo, lamentando e elogiando, mas nem por isso buscando alcançar a posição.
Agora, Strauss-Kahn virou ex: Ex-Candidato e possível presidente da França, Ex-Todo Poderoso no FMI. A derrocada ainda não foi maior, pois sua esposa acredita que ele seja inocente, ou que o fato não é bem assim como descrito pela Camareira.
O detalhe é que a sociedade americana, apesar de todos os avanços, no campo econômico, industrial, tecnológico, comete o pecado em ter uma visão extremamente moralista. No campo da medicina, não é novidade pesadas indenizações, não por erros médicos, mas por que o paciente se acha no direito de tal. Pessoas evitam ficar com um estranho no elevador, pois qualquer coisa pode ser considerada como abuso, como bem comentou o Arnaldo Jabour. Acredito que o campo de maior relevância, é o do Direito. As liberdades conquistadas pelos Americanos, protegem de tal forma que um esbarrão pode ser interpretado como tentativa, e ai, para um processo falta pouco.
Não critico a eficiência da Polícia, nem que a Justiça americana seja lenta (quem dera aqui no hemisfério sul fosse assim)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário